Cavaco traça perfil do seu sucessor. Quem fica de fora?

ouvir notícia

.

No dia da publicação do nono volume dos seus Roteiros, o Presidente da República escreve no prefácio que o seu futuro sucessor deverá ter duas características imprescindíveis: alguma experiência no domínio da política externa e formação e capacidade e disponibilidade para analisar os dossiês relevantes para o país.

A primeira prerrogativa defendida por Cavaco Silva parece deixar de fora Rui Rio, ex-autarca do Porto, como candidato perfeito à corrida presidencial, político com fama de rigoroso no cumprimento de metas financeiras mas sem mundo além fronteiras em matéria de política e diplomática. Além de Rio, Marcelo Rebelo de Sousa será outro dos possíveis candidatos que não encaixam no perfil ideal.

Os requisitos defendidos pelo Presidente da República no prefácio da obra Roteiros IX, onde resume o seu penúltimo ano de mandato, assenta como uma luva a António Vitorino, Durão Barroso ou António Guterres, embora o ex-presidente da Comissão Europeia e o alto-comissário da ONU já tenham anunciado não estar disponíveis para concorrer ao cargo.

- Publicidade -

No volume IX de Roteiros, Aníbal Cavaco Silva aponta a sua própria experiência no panorama da “diplomacia presidencial”, através do périplo das viagens que fez como chefe de Estado desde maio de 2014 e das visitas oficiais que acolheu.

Cavaco Silva destaca a visita a Portugal do seu homólogo alemão Joachim Gauck, pela importância que teve o encontro para a afirmação da imagem positiva” do país na Alemanha.

Em reta final do seu mandato, Cavaco reivindica a participação na condução do país durante o programa de assistência, bem como o alerta lançado para os efeitos negativos do memorando de entendimento.

No prefácio intitulado “Diplomacia Presidencial”, explica ainda como moveu nos bastidores no período de crise, tendo sido necessário mobilizar toda a carga diplomárica, inclusivé a sua, para suscitar a confiança dos parceiros e investidores de forma conseguir apoios para as posições portuguesas. “Fi-lo em dezenas de encontros”, afirma.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.