Cavaco volta a apelar apoio da UE

ouvir notícia

.

Cavaco Silva voltou ontem a insistir na importância do apoio da União Europeia na reestruturação das economias dos Estados, defendendo uma agenda centrada o crescimento económico e na criação de emprego.

“O euro representa a vanguarda integração europeia”, e o “eventual fracasso da zona euro teria consequência desastrosas para a Europa, mas as prioridades da agenda europeia não se esgotam no euro”, disse o Presidente da República, que encerrou a Conferência dos 40 anos do Expresso, no Centro Cultural de Belém.

Neste contexto, Cavaco Silva referiu não apenas o crescimento e o combate ao desemprego, como a retoma dos “caminhos da reindustrialização”, a qual, disse, “é uma opção que deve ser encorajada” na Europa.

- Publicidade -

Com um discurso dedicado sobretudo à política externa, o Presidente fez depois uma volta pelo mundo e as relações de Portugal, sublinhando que as “marcas identitárias” como a língua, a diáspora e o mar são não apenas os elementos-chave da presença portuguesa no mundo, como devem servir para os propósitos do aprofundamento das relações.

A África e a lusofonia, a América Latina, a Ásia, o Mediterrâneo e o Golfo Pérsico foram áreas mencionadas especificamente pelo Presidente, que também focou em especial a Turquia e a Rússia. Em relação ao Médio Oriente, recordou o voto português a favor da elevação do estatuto da Palestina nas Nações Unidas como um “compromisso com o processo de paz”.

“A aposta em parcerias ibero-americanas apresenta um grande potencial de futuro”, sugeriu ainda o Presidente, sublinhando que também não deve ser descurado “e manter um olhar atento para com os nossos vizinhos do Sul”.

Cavaco Silva terminou com uma nota de esperança, referindo que “Portugal sempre foi maior quando se abriu ao mundo e não teve medo da aventura e do risco. Esta é a lição da História, o ensinamento que devemos assumir num tempo que será o que dele fizermos”.

Luisa Meireles (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.