CCDR tem 27 milhões do QREN reservados para empresas algarvias

ouvir notícia

Sessões de esclarecimento sobre sistema de incentivos em curso

Está aberto novo período de receção de candidaturas de empresas algarvias aos sistemas de apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A CCDR Algarve está a coordenar o processo e a divulgá-lo e em busca de projetos exequíveis que permitam às empresas consolidar e aumentar a sua competitividade nos mercados nacional e internacional, e, consequentemente aumentar a produtividade regional e nacional.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve está a avançar com novas sessões de divulgação e esclarecimento sobre os sistemas de incentivos do QREN às empresas. Está a ser aberta nova fase de apresentação de candidaturas aos incentivos para Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, à Inovação e à Qualificação para Pequenas e Médias Empresas (PME).
Para as empresas algarvias está reservado um orçamento global na ordem dos 27,7 milhões de euros. Deste orçamento, está prevista a aplicação de 15 milhões nas candidaturas relacionadas com o sistema de incentivos à inovação.
De acordo com as informações divulgadas, são considerados apoiáveis os projetos de empresas dos setores da indústria, energia, comércio, turismo, serviços e construção civil.
Em entrevista ao JA, o responsável por esta área de trabalho da CCDR Algarve, Mendonça Pinto, explicou que “apesar desta conjuntura desfavorável aumentou razoavelmente” o número de candidaturas aos incentivos do QREN. Ao mesmo tempo, sublinha que é cada vez menor o número de candidaturas excluídas ou reprovadas porque as empresas têm-se vindo a adaptar e a aprender a elaborar os projetos com vista à aprovação. Mendonça Pinto explica ainda que tendo em conta as orientações do Governo, está a ser dada preferência aos projetos orientados para os mercados externos e que incidam sobre as chamadas atividades transacionáveis. “Procura-se um reforço da posição das empresas nos mercados internacionais, mas não quer dizer que as empresas que não tenham essa vertente da internacionalização não se possam candidatar”, acrescenta.
A próxima sessão realiza-se a 7 de Abril em Lagoa. Os participantes vão conhecer as condições de acesso aos novos concursos e a legislação aplicável a par da documentação de enquadramento dos sistemas de incentivos.
Ainda no dia 7 de Abril é possível receber atendimento personalizado no Consultório QREN que vai estar instalado no recinto da Feira IN FORMA’11, no Nera, em Loulé.

- Publicidade -

Acompanhamento permanente às empresas determinante

Desde o arranque dos sistemas de incentivos do QREN, já foi aprovada mais de uma centena de projetos de empresas algarvias. “Neste momento temos 113 projetos aprovados o que significa que há mais de uma centena de empresas que têm projetos aprovados – algumas até com mais de um projeto”, explica Mendonça Pinto acrescentando que este volume de projetos representa um investimento de aproximadamente 107 milhões de euros.
Contudo, admite que “o que está a correr (…)

 

JA/SCS
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.