Centenas de pessoas esperadas em Lagos para banho de mar noturno

ouvir notícia

Várias centenas de pessoas são esperadas na noite desta quinta-feira, em Lagos, para a tradicional festa do “Banho 29”, que culmina todos os anos com um banho de mar na praia.

O evento ocorre anualmente no Cais da Solaria e na Praia da Luz, apresentando mais uma vez uma oferta cultural que passa pela recriação histórica, concurso de trajes de banhos antigos, animação circulante, espetáculos musicais e o tradicional banho noturno. Este ano, a atuação está a cargo de Herman José.

“Com base numa forte tradição histórica de caráter popular, o Banho 29 surge como um dos principais eventos do concelho de Lagos, com uma programação que decorre na cidade e na freguesia da Luz”, refere a autarquia, frisando que “na velha crença popular, acreditava-se que o banho da noite de 29 de agosto valia por 29 purificantes banhos e que permitia afastar o diabo à solta durante o dia”. “A população aproveitava essa tradição folclórica para festejar o final do verão com comes e bebes e muita animação”, recorda o município, que pretende eternizar essa velha tradição de Lagos, promovendo todos os anos a celebração do Banho 29 com uma programação cultural variada.

- Publicidade -

Assim, a partir das 10h30, o Centro de Estudos de Lagos irá fazer uma viagem no tempo com uma recriação histórica do Banho 29, ao longo da Avenida dos Descobrimentos e praia da Batata, em que os participantes irão animar o público com as suas vestes antigas, um piquenique com produtos regionais e uma simulação do banho.

Já a partir das 20h00, a festa começa no Cais da Solaria com um espetáculo pelo Rancho Folclórico de Odiáxere.

Às 21h30, terá lugar o tradicional concurso de trajes de banho antigos que, anualmente, recorda os tempos dos antigos banhos de 29 de agosto e premeia as vestes mais autênticas e criativas.

Às 22h30, a estrela será Herman José, o grande convidado de 2019 deste evento, e que terá como missão cantar, encantar e fazer rir o público. Neste espetáculo, Herman José invocará carismáticas personagens da sua longa carreira no entretenimento.

Ao longo do evento, não vão faltar os petiscos, os doces regionais e a animação circulante na praia.

Já na Praia da Luz, o Clube Cultural e Desportivo Luzense vai oferecer uma grande festa de celebração do Banho 29, que começa às 21h30 e durará até às 3h00, com animação musical de Humberto Silva, DJ Toby One e The Cuban Brothers.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.