Centenas de propostas culturais no verão em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

Jazz no Jardim, em Vila Real de Santo António

.

Mais de uma centena de atividades marcam a agenda cultural do município de Vila Real de Santo António durante os meses de julho, agosto e setembro. Com um leque de eventos pensados para todos os públicos e idades, as propostas vão desde a música ao cinema, passando pelos mercados e tradições.

A programação «Verão VRSA» 2016 é organizada pela autarquia vila-realense, pela empresa municipal SGU, pelas juntas de freguesia e pelas associações locais e arranca já esta semana com a Feira do Livro de Monte Gordo e as mostras de artesanato de VRSA, Monte Gordo e Manta Rota.

- Publicidade -

Entre 14 e 17 de julho, a magia das «Noites d’Encanto» irá regressar a Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

A partir do dia 26 de julho, as terças-feiras ficam reservadas para sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de VRSA, com uma seleção de boas fitas. A sétima arte estará ainda em destaque com o ciclo «Sob as estrelas em Cacela Velha», nos dias 30 de agosto e 6 de setembro, no espaço do antigo cemitério.

Também junto ao Guadiana, no Jardim da Avenida da República, os finais de tarde de domingo ficarão preenchidos com sessões de chill out e jazz, num verdadeiro ambiente de sunset.

Semanalmente, os Micro Concertos farão ouvir-se no Centro Histórico de VRSA, ao início da noite. Entre 29 de julho e 19 de agosto, sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá dar vida às zonas pedonais e de esplanadas, promovendo a animação das principais zonas comerciais.

A música clássica será outro dos pontos altos do «Verão VRSA» com o ciclo «Clássica em Cacela». A programação estende-se durante todo o mês de agosto com um leque de concertos que percorrerá a música antiga, medieval e renascentista, em locais emblemáticos como a igreja ou o cemitério antigo.

Em agosto, nos dias 11, 12 e 13, a cultura das Caraíbas terá o seu espaço em VRSA com mais uma edição do «Encontro de Cultura Cubana». Concertos, palestras e exposições são algumas das muitas sugestões.

Uma seleção de sons do mundo é a proposta do Festival «Etniarte» que, entre 18 e 21 de agosto, dará cor à Marginal de Monte Gordo com ritmos e artesanato dos quatro cantos do mundo.

Música, cultura e poesia serão o cartão de visita de mais uma iniciativa dos «Encontros ao Largo» António Aleixo, em VRSA, quinzenalmente, aos sábados de julho e agosto.

O teatro de comédia e revista tem também espaço reservado na agenda cultural de Verão com a peça «Mãe Querida», trazida ao palco pela companhia II Acto nos dias 1, 3 e 8 de agosto.

O artesanato tradicional marca igualmente presença nas localidades de Monte Gordo (terças), VRSA (quintas) e Manta Rota (sextas) com as habituais mostras.

No campo do desporto, a 27ª sétima Corrida da Baía de Monte Gordo volta a unir as praias de Manta Rota e Monte Gordo, no dia 7 de agosto, num desafiante percurso de 10 quilómetros, sempre junto à linha de costa.

Os mais novos não foram esquecidos, tendo sido preparado um calendário que integra oficinas de verão, ateliês ambientais nas praias Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota e atividades lúdicas no Arquivo Histórico Municipal.

Em setembro, será tempo de Cacela Velha acolher a «Poesia na Rua», evento que dará a palavra aos recantos desta vila com vista privilegiada sobre a Ria Formosa e onde todas as ruas possuem nomes de poetas que viveram ou escreveram sobre aquela localidade.

Como não poderia deixar de ser, as festas e romarias são outro dos pontos altos do Verão, com as tradicionais festas de Cacela Velha, São João da Degola, Vila Real de Santo António e Monte Gordo a homenagearem os seus padroeiros e a encerrarem o calendário estival.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.