Centro de Reabilitação de S. Brás de Alportel

Estrutura de saúde, que durante os primeiros anos de funcionamento sob gestão PPP, prometeu muito, com grande capacidade e qualidade (atestada pelas Acreditações internacionais), apelidada de “Alcoitão do Algarve”, com 54 camas de internamento e com um quadro de profissionais adequado e competente, tem-se vindo a desmoronar e paulatinamente a degradar, desde que, primeiro sob a tutela da Administração Regional de Saúde e agora dependente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), está sem governação e ao abandono, com evidente prejuízo para a população.


Primando pela incompetência e irresponsabilidade dos elementos que presidem aos conselhos diretivos, quer da ARSALGARVE quer do CHUA, publicamente denunciadas e reconhecidas, estas duas estruturas nada fizeram até agora no sentido de melhorar o SNS na nossa bela região algarvia, votada ao abandono pelos diversos governos Centrais.


É lamentável que o número de profissionais do CMFR SUL de S. Brás, Fisiatras, Terapeutas (Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala), Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Operacionais, entre outros, que serve todo o Algarve e Alentejo, venha progressivamente a ser reduzido, bem como o número de camas, que neste momento passou de 54 para 36 camas. Não haver ou retardar o início da reabilitação ou interrompê-la é grave e muitas vezes irrecuperável. Atenção que esta situação nada tem a ver com a pandemia!


Mais uma vez devemos refletir sobre o caminho que leva o SNS no Algarve, com a contínua degradação da organização e funcionamento das estruturas púbicas de saúde no Algarve. Por mais capazes que sejam os gestores (e não são), a fusão dos hospitais foi um desastre. Quem consegue gerir, o Hospital Central de Faro, o Hospital de Portimão, Hospital de Lagos, o C.M.F.R SUL de S. Brás de Alportel e a ligação de todas estas estruturas à Universidade? Percebem agora porque é que os cuidados de saúde no Algarve estão mal? Percebem porque é que se instalou uma grande desmotivação entre os profissionais de saúde? Percebem agora porque é que os médicos não querem vir para o Algarve? É infelizmente o desnorte a Sul do País!

Luís Batalau

Médico

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.