Centro europeu recomenda rastreio da varíola dos macacos

A diretora do ECDC aponta para uma maior propagação do vírus através de contactos próximos

ouvir notícia

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendou esta segunda-feira aos países que atualizem os meios de rastreio e diagnóstico para o vírus Monkeypox (varíola dos macacos), quando já existem 67 casos em oito Estados-membros da União Europeia (UE).

Num relatório de avaliação de riscos, hoje divulgado, o ECDC pede aos países da UE e do Espaço Económico Europeu que “se concentrem na rápida identificação, gestão, localização de contactos e notificação de novos casos de Monkeypox”.

“Os países devem também atualizar os seus mecanismos de rastreio de contactos, a capacidade de diagnóstico […] e rever a disponibilidade de vacinas contra a varíola, antivirais e equipamento de proteção pessoal para profissionais de saúde”, acrescenta.

- Publicidade -

Dados do ECDC revelam que, entre 15 e 23 de maio, foram comunicados 67 casos de Monkeypox em oito Estados-membros da UE, entre os quais Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia.

Explicando que a “transmissão pode ocorrer através de contacto próximo de mucosa ou pele não intacta com material infeccioso das lesões ou através de grandes gotículas respiratórias durante o contacto prolongado face a face”, o centro europeu admite também risco de transmissão sexual.

Citada pela nota, a diretora do ECDC aponta “maior propagação do vírus através de contacto próximo”, embora frise que “a maioria dos casos atuais apresentem sintomas ligeiros de doença e, para a população em geral, a probabilidade de propagação é muito baixa”.

Já a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, admite “preocupação com o aumento do número de casos notificados de Monkeypox na UE e a nível global”, pedindo que os países “permaneçam vigilantes”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.