Cerca de mil jovens participam na Festa do Basquetebol

ouvir notícia

.

O município de Albufeira está a acolher, até 24 de março, a maior concentração juvenil que se realiza em Portugal. 72 seleções em representação de 18 regiões do país vão disputar o Campeonato de Portugal de Basquetebol de Iniciados e Cadetes, em ambos os sexos.

O município volta assim a ser o anfitrião da Festa do Basquetebol, que aqui vai reunir perto de um milhar de atletas e centenas de juízes, técnicos, dirigentes e familiares.

No evento participam as seleções de todos os distritos do país, num total de 72, constituídas pelas futuras esperanças do basquetebol nacional, rapazes e raparigas, com idades entre os 14 e os 16 anos.

- Publicidade -

“Os melhores 12 jogadores de cada associação, em ambos os sexos e em dois escalões, vão estar aqui a representar a sua seleção”, informou Manuel Fernandes, diretor técnico nacional de basquetebol, acrescentando que “para os milhares de jovens praticantes, este é o momento mais importante da época desportiva. Só quem assiste ao evento consegue perceber o espírito que aqui se vive pela combinação do desporto, juventude, amizade, família e competição”.

O representante da FPB destacou a importância de Albufeira na história da modalidade, como sendo “um concelho onde o basquetebol tem pergaminhos, onde é bastante acarinhado pela população e que tem formado grandes valores nacionais como o Tomás Barroso ou o Rui Quintino, entre muitos outros”.

Também Ana Herculano, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, evidenciou a sua satisfação pela realização do evento em Albufeira, numa altura em que as dificuldades financeiras estão a condicionar a prática do basquetebol e do desporto. “Este é um dos eventos que não pode ser esquecido devido à situação económica do país, pois envolve centenas de jovens”. A dirigente frisou ainda que “temos que continuar a reunir esforços para que, de futuro, consigamos continuar a trazer para Albufeira este momento tão importante.”

Luís Romão, diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), elogiou o empenho de todos os parceiros na realização desta festa que “congrega uma dimensão competitiva, lúdica e formativa e que envolve toda a comunidade de Albufeira”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.