Chá verde diminui gordura concentrada na barriga

ouvir notícia

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que o consumo de chá verde favorece a redistribuição da gordura corporal, diminuindo o tecido adiposo mais prejudicial para a saúde.

 O estudo dos cientistas, hoje divulgado, permitiu concluir que o chá verde leva à diminuição do tecido adiposo visceral (a gordura que se concentra na barriga), mais nefasto para a saúde do que o tecido adiposo subcutâneo (gordura que se acumula por debaixo da pele, sobretudo nas coxas e nádegas).

A investigação, integrada num estudo dos efeitos de vários componentes alimentares na gordura corporal, avaliou dois grupos de ratos – a um foi dado a beber chá verde e a outro água, durante meio ano. Todos os animais aumentaram de peso ao longo deste período, mas os ratos do grupo que consumiu chá “ganharam menos peso do que o grupo de controlo”, adiantam os especialistas daquela faculdade.

- Publicidade -

Os cientistas analisaram ainda as diferenças encontradas no tecido adiposo subcutâneo e visceral nos dois grupos de ratos, tendo verificado que o tecido adiposo dos animais que beberam chá apresentava um número maior de células em proliferação e adipócitos (células que armazenam gordura) mais pequenos do que os do grupo de controlo.

O grupo que bebeu chá também apresentou um aumento do número de células em apoptose (morte celular programada) no tecido adiposo visceral, favorecendo a sua redução. “Estes resultados podem advir da estimulação da produção de estrogénios no tecido adiposo provocada pelo chá verde”, observa a cientista Rosário Monteiro, do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina. Conclui-se assim, sustenta, que “o consumo de chá verde interfere na organização da gordura corporal, criando um padrão celular mais saudável e menos propenso ao desenvolvimento de patologias”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.