China assumiu liderança mundial do consumo de energia

ouvir notícia

  A China tornou-se no primeiro país consumidor de energia do mundo, ultrapassando os Estados Unidos, indicou o Financial Times, citando um responsável da Agência Internacional de Energia (AIE).

O país asiático destronou os Estados Unidos mais rápido do que o previsto, mas ainda é superado pelos norte-americanos em termos de consumo per capita, segundo o diário.

A China consumiu, em 2009, 2,252 mil milhões de toneladas do equivalente a petróleo, ou seja cerca de 4% mais que os Estados Unidos, segundo a AIE, citada pelo jornal.

- Publicidade -

“Em 2000, os Estados Unidos consumiram duas vezes mais energia do que a China. Agora, a China consome mais que os Estados Unidos”, declarou o economista chefe da AIE, Fatih Birol, citado pelo Financial Times.

“Os Estados Unidos chegaram a uma certa saturação para a utilização da energia, mas houve igualmente muitos esforços, em especial desde 2005, para utilizar a energia de maneira mais eficaz”, disse Birol.

A AIE precisou que os números ainda são preliminares, mas que a tendência está estabelecida. Nos últimos anos, a China efetuou uma política voluntariosa no estrangeiro para assegurar o seu abastecimento energético, numa altura em que o crescimento da sua economia é um dos mais fortes do planeta.

No ano passado, Pequim, primeiro poluente mundial, anunciou, antes da cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas, a sua vontade de prosseguir a sua política de melhoria da eficácia energética e de diminuir a sua intensidade carbónica (emissões medidas por ponto de PIB) de 40 para 45% em 2020 em relação ao nível de 2005.

Birol indicou ao Financial Times que se os Estados Unidos tivessem melhorado a sua eficácia energética 2,5% por ano nos últimos dez anos, a China teria conhecido uma melhoria de 1,7% por ano. A China tem igualmente a ambição de diversificar as suas fontes de energia, pois ainda depende a 70% do carvão.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.