China quer duplicar o comércio bilateral com Portugal até 2015

ouvir notícia

O Presidente chinês, Hu Jintao, exortou Portugal e China a “tentarem duplicar” o comércio bilateral até 2015, noticiou hoje a agência oficial chinesa Xinhua (Nova China)

Pelas contas chinesas, nos primeiros nove meses deste ano, o comércio entre a China e Portugal cresceu 40,7 por cento em relação a igual período de 2009, atingindo 2396 milhões de dólares.

As exportações portuguesas aumentaram 61,4 por cento, para 549,9 milhões de dólares, mas como acontece com grande parte dos países da União Europeia, o saldo da balança comercial bilateral é largamente favorável à China.

- Publicidade -

Hu Jintao “exortou as duas partes a fortalecer a cooperação económica e a tentar duplicar o comercio bilateral até 2015”, disse a agencia Nova China sobre as conversações do presidente chinês com o homologo português, Aníbal Cavaco Silva.

Segundo o relato da agência Nova China, Hu Jintao indicou também que “a China está pronta a explorar com Lisboa formas de elevar a cooperação económica e comercial com outros países de língua portuguesa”.

A China é já o maior parceiro comercial do Brasil e, devido ao petróleo, Angola é o maior parceiro comercial da China em África.

Hu Jintao, que termina hoje uma visita de dois dias a Portugal, foi o primeiro presidente chinês recebido em Lisboa em mais de uma década.

As relações políticas luso-chinesas são consideradas excelentes e a transição de Macau para a administração chinesa, em Dezembro de 1999, é vista em Pequim e em Lisboa como uma história de sucesso.

No âmbito da Parceria Estratégica luso-chinesa estabelecida em 2005, os dois países deverão assinar hoje uma declaração para reforçar a cooperação económica e um acordo no domínio do turismo, além de um programa de cooperação nos domínios da cultura, língua, educação, ensino superior, ciência e tecnologia e desporto.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.