Chineses ganham corrida à privatização da EDP

ouvir notícia

A chinesa Three Gorges apresentou a oferta mais alta em termos de valor

China Three Gorges é a vencedora da privatização da elétrica portuguesa. Para atrás ficam a Eletrobras, a Cemig e a E.ON. É a maior privatização de sempre. Foi uma luta renhida até ao fim

.

O vencedor da corrida à EDP é a China Three Gorges. A identidade do ganhador do concurso foi confirmada pela Parpública num comunicado enviado à CMVM. A China Three Gorges aceitou assim as condições impostas pelo Governo no decorrer das negociações.

- Publicidade -

A empresa gestora de participações públicas refere que “a referida alienação será efetuada pelo preço global de 2,69 mil milhões de euros, incorporando um prémio de 53,6% em relação ao preço de mercado no dia 21 de dezembro”, em que a elétrica portuguesa fechou a valer 2,246 euros.

De acordo com o comunicado, o Conselho de Ministros procedeu hoje à seleção da China Three Gorges Corporation “para efetuar a aquisição da totalidade das 780.633.782 ações representativas de 21,35% do capital social da EDP, que constituem objeto da venda direta de referência relativa à 8.ª fase do processo de privatização da EDP, atendendo ao maior mérito da respetiva proposta vinculativa apresentada em 9 de dezembro, a qual observa, em termos que satisfazem adequadamente o Governo, os critérios de seleção”.

A Secretária de Estado do Tesouro garantiu que escolha da China Three Gorges foi feita com base em critérios rigorosos.

Em fases diferentes do processo, todos os três principais candidatos foram considerados favoritos à compra de 21,35% da EDP, a primeira grande privatização de um conjunto de operações de alienação de empresas ou participações públicas em empresas impostas pela troika.

Mas só podia vencer um. Ganhou a chinesa Three Gorges, apontada como a oferta mais alta em termos de valor, e foram derrotadas a alemã E.ON e as brasileiras Eletrobras e Cemig.

Anabela Campos (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.