Chineses interessados na privatização dos transportes

ouvir notícia

.

O ministro da Economia revelou esta segunda-feira que os chineses poderão ser potenciais interessados nas privatizações das concessões de transportes de Lisboa e Porto (Metro, Carris e STCP) e na Empresa Geral de Fomento (resíduos), que se iniciarão em maio.

Pires de Lima falava aos jornalistas em Xangai, no primeiro dia da visita de Cavaco Silva à China, e que se prolongará até dia 18. O interesse dos chineses, disse, constitui uma razão acrescida para nesta deslocação “se dar uma nota mais detalhada aos potenciais investidores de todos os projetos que possa haver em comum”.

Neste contexto, o ministro referiu a comissão mista luso-chinesa, que se realizará em Pequim dentro de três dias com a presença de Paulo Portas. “Portugal está sobretudo interessado em vender produtos aos chineses, tais como automóveis, minérios, mármores, pasta de papel, bem como calçado, vestuário e imobiliário”.

- Publicidade -

Para Pires de Lima, trata-se de uma “viagem de enorme potencial”, o que é testemunhado pelo facto de cerca de 100 empresários se terem deslocado nesta visita, muitos dos quais concretizarão ou explorarão possibilidades de negócio.

Portugal exportou em 2013 para a China 650 milhões de euros, tendo as exportações crescido nos dois primeiros meses deste ano 45%, o que – afirmou – representa uma”pequena gota” do que aquele país pode valer para Portugal.

Em especial, o ministro manifestou-se interessado em promover o turismo – os chineses viajam muito, mas entre os milhões que o fazem, só uma pequena fração vai a Portugal (em 2013 cerca de 60 mil).

“Queremos que a China veja em Portugal um parceiro bom e fiável para fazer investimentos no nosso país e na Europa”, disse ainda.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.