MUNDO ÚLTIMAS

Christian Wulff eleito Presidente da Alemanha

Christian Wulff, o candidato de Angela Merkel, foi eleito Presidente da Alemanha, derrotando apenas à terceira volta Joachim Gauck, o popular pastor luterano e activista dos direitos humanos. A difícil eleição mostra a fragilidade da coligação governamental.Foi um processo longo e enervante, e uma eleição normalmente aborrecida tornou-se de repente entusiasmante para a imprensa local e estrangeira.

Wulff acabou por ser eleito com 625 votos, um resultado magro e abaixo do esperado

A reunião da assembleia especial encarregada de eleger o Presidente alemão, que junta 612 deputados do Bundestag (a câmara baixa do Parlamento federal alemão) e outros 612 representantes dos estados federados (Länder), incluindo políticos e celebridades locais, começou por volta do meio-dia.

Christian Wulff, o candidato de Angela Merkel, foi eleito Presidente da Alemanha, derrotando apenas à terceira volta Joachim Gauck, o popular pastor luterano e activista dos direitos humanos. A difícil eleição mostra a fragilidade da coligação governamental.

Na primeira volta da votação, o candidato da coligação entre democratas-cristãos e liberais não conseguiu a maioria absoluta. A segunda volta, que começou logo a seguir, também não produziu o resultado esperado pelo Governo.

Seguiu-se a desistência da terceira candidata, Lukrezia Jochimsen, do partido Die Linke, e um intervalo de uma hora de intrigas e contagem de espingardas na corrida entre os dois rivais. Os delegados voltaram às urnas e Wulff acabaria por ser eleito com 625 votos, contra 494 de Gauck. Uma vitória amarga para Merkel, no final de um dia mais difícil do que seria expectável.

Advertisements

Assine já com 10% de desconto. Cupão: CPNOVO Ignorar

Tamanho da Fonte
Contraste
%d bloggers like this: