Christian Wulff eleito Presidente da Alemanha

ouvir notícia

Christian Wulff, o candidato de Angela Merkel, foi eleito Presidente da Alemanha, derrotando apenas à terceira volta Joachim Gauck, o popular pastor luterano e activista dos direitos humanos. A difícil eleição mostra a fragilidade da coligação governamental.Foi um processo longo e enervante, e uma eleição normalmente aborrecida tornou-se de repente entusiasmante para a imprensa local e estrangeira.

Wulff acabou por ser eleito com 625 votos, um resultado magro e abaixo do esperado

A reunião da assembleia especial encarregada de eleger o Presidente alemão, que junta 612 deputados do Bundestag (a câmara baixa do Parlamento federal alemão) e outros 612 representantes dos estados federados (Länder), incluindo políticos e celebridades locais, começou por volta do meio-dia.

Christian Wulff, o candidato de Angela Merkel, foi eleito Presidente da Alemanha, derrotando apenas à terceira volta Joachim Gauck, o popular pastor luterano e activista dos direitos humanos. A difícil eleição mostra a fragilidade da coligação governamental.

- Publicidade -

Na primeira volta da votação, o candidato da coligação entre democratas-cristãos e liberais não conseguiu a maioria absoluta. A segunda volta, que começou logo a seguir, também não produziu o resultado esperado pelo Governo.

Seguiu-se a desistência da terceira candidata, Lukrezia Jochimsen, do partido Die Linke, e um intervalo de uma hora de intrigas e contagem de espingardas na corrida entre os dois rivais. Os delegados voltaram às urnas e Wulff acabaria por ser eleito com 625 votos, contra 494 de Gauck. Uma vitória amarga para Merkel, no final de um dia mais difícil do que seria expectável.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.