Ciclismo: Volta a Portugal cada vez mais a norte

ouvir notícia

A prova foi apresentada esta quarta-feira em Lisboa

A maioria das etapas da 76.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que começa no próximo dia 30 de julho, serão disputadas no norte do país. Só nos últimos dias é que o pelotão ruma até ao centro, para chegar a 10 de agosto a Lisboa, onde termina a última etapa.

As equipas Banco BIC/Carmim (Tavira) e Louletano/Dunas Douradas (Loulé), as duas formações algarvias que integram o lote de 16 equipas já confirmadas, terão pela frente 1.613,4 quilómetros de competição, entre Fafe e Lisboa.

A prova contempla diversos tipos de terreno para diferentes especialistas, ainda que os trepadores, como sempre, tenham vantagem na prova que, à semelhança das grandes corridas internacionais, consagra a montanha como cenário de excelência para as grandes emoções da competição.

- Publicidade -

Prólogo: Fafe

A “Sala de Visitas” do Minho abre, este ano, a competição. O Prólogo em sistema de contrarrelógio individual, mais longo que o habitual, com 6,8 Km será realizado em Fafe onde, após a cronometragem rigorosa dos centésimos de segundo, será atribuída a primeira liderança.

1.ª etapa: Lousada/Maia

Após a primeira definição de valores na “Grande Partida”, a caravana iniciará a primeira etapa em linha em Lousada de onde seguirá, em direção à Maia. Entre a vila de Lousada e a “Cidade do Lidador”, que há muito não recebe a Volta serão percorridos 183,5 Km considerados de média dificuldade.

2.ª etapa: Gondomar/Braga

Depois das exigências iniciais, e já no terceiro dia de corrida contando com o Prólogo, o pelotão sairá de Gondomar rumo a Braga numa tirada de 171,8 Km. Pelo caminho, a passagem pelo Bom Jesus e pelo Sameiro são razões suficientes para haver mexidas no pelotão.

3.ª etapa: Viana do Castelo/Montalegre

Na terceira etapa, a caravana parte do coração de Viana do Castelo. Até à estreia de Montalegre e da Serra do Larouco, em Trás-os-Montes, serão percorridos 180 Km com cinco contagens para o Prémio de Montanha, a última das quais, de 1ª categoria, coincidindo com a meta a 1525 metros de altitude. Trata-se do segundo ponto mais alto de Portugal continental.

4.ª etapa: Boticas/Mondim de Basto (Senhora da Graça)

O primeiro domingo da 76.ª Volta a Portugal Liberty Seguros está reservado para a sempre espetacular subida à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. Os longos e duros 192,5 Km da etapa vão arrancar da estreante Boticas, vila rural envolvida pelo xisto e granito da agreste Serra do Barroso.

5.ª etapa: Alvarenga/Santo Tirso

Alvarenga, ponto de partida da quinta etapa, é mais um local de estreia nesta Volta. Prevê-se outro dia agitado para o pelotão porque o trajeto de 161,3 Km continua a inclinar sobretudo quando, em Stº. Tirso, for necessário trepar ao Monte Córdoba onde está instalado o Santuário de N. Srª. da Assunção, subida que costuma ajudar a selecionar os candidatos à vitória final.

6.ª etapa: Oliveira do Bairro/Viseu

Depois de quatro dias consecutivos a subir, a etapa que antecede a jornada de descanso é considerada de transição e será uma oportunidade para os sprinters terminarem na frente. Entre Oliveira do Bairro e Viseu existe uma única montanha, de 2ª categoria, no Caramulo. Esta será a etapa em linha mais curta deste ano com apenas 155 Km. Terminada a primeira fase da competição na “Cidade de Viriato”, o espírito de festa toma conta de Viseu que, por estes dias, já estará engalanada com as festas de S. Mateus.

7.ª etapa: Belmonte/Torre

Cumprida a jornada de repouso, a 6 de agosto, o pelotão com energias redobradas ataca, desde logo, a etapa rainha, com a imponente Serra da Estrela. A 7ª etapa que partirá de Belmonte, com a Serra à vista, servirá de rampa para os 172,5 Km que a caravana terá pela frente. As dificuldades surgem logo após a passagem pela Covilhã com a subida às Penhas da Saúde. Depois os corredores vão descer até Manteigas para aí pedalarem novamente, Serra acima, para as Penhas Douradas. Nesta etapa “carrocel” estará ainda para acontecer a subida final que será feita pela vertente Seia-Sabugueiro até à Torre, o ponto mais alto da Estrela.

8.ª etapa: Sabugal/Castelo Branco

Ao nono dia de competição, a caravana da Volta a Portugal apresenta-se à região da Beira Interior. A jornada mais longa desta edição vai começar na vila serrana de Sabugal para terminar, ao fim de 194 Km, em Castelo Branco. A emblemática Avenida Nuno Álvares servirá de palco às grandes emoções do dia. Aí se fará uma primeira passagem na meta e para concluir a jornada de competição faltarão apenas 17 Km para o fim.

9.ª etapa: Oleiros/Sertã

Na penúltima etapa, e muito provavelmente para encontrar o vencedor final da Volta, os corredores terão de fazer novamente o exercício do contrarrelógio. Apesar de ser um “crono” individual em nada será igual ao da “Grande Partida” tendo em conta a extensão e a dureza dos dias de prova que já ficaram para trás. Com 28,9 Km o percurso da luta contra o relógio ligará a estreante vila de Oleiros ao centro da Sertã.

10.ª etapa: Burinhosa (Alcobaça)/Lisboa

Para definitivamente se encontrar o vencedor da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros e totalizar os 1613,4 Km de percurso faltará realizar-se apenas a décima e derradeira etapa a 10 de agosto. Serão os últimos 167,1 Km que vão começar na pequena aldeia de Burinhosa, concelho de Alcobaça, que também se estreia nas “andanças” da Volta.

O pelotão vai rolar em direção ao centro da capital portuguesa passando por Torres Vedras junto à estátua de Joaquim Agostinho num gesto de homenagem ao grande campeão falecido há 30 anos. Depois, de braços abertos, Lisboa receberá a “Grande Final” da Volta com a enorme onda colorida a inundar as principais artérias do centro da capital. A meta estará instalada na Avenida da Liberdade e a coroação dos vencedores da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros vai acontecer junto ao Marquês de Pombal.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.