Ciclismo: Volta a Portugal regressa ao Algarve dez anos depois

ouvir notícia

.

.

A Volta a Portugal em bicicleta vai regressar este ano ao Algarve, após dez anos de ausência, com a primeira etapa da 80.ª edição a terminar na cidade de Albufeira, a 2 de agosto, depois do prólogo que se realizará em Setúbal no dia anterior.

Recorde-se que a última vez que a Volta a Portugal passou pelas estradas algarvias foi em 2008, quando Portimão recebeu o prólogo e o início da primeira etapa que terminaria em Beja. Albufeira só recebeu a prova uma vez, em 2003, no ano da inauguração da Marina de Albufeira, numa etapa que começou naquela cidade e teve meta instalada em Tavira.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, mostrou-se satisfeito com o regresso da Volta ao seu concelho: “Esta prova constitui um fator importante de promoção do nosso destino, assim como da modalidade, que desta forma pode ser apreciada pelos milhares de seguidores, residentes e turistas, que se encontram na região nessa altura do ano”.

O autarca reforçou, ainda, a importância da prova na região, no âmbito da promoção turística. “É uma enorme janela de promoção que aqui se abre, para podermos criar um grande evento e mostrar uma cidade e uma região que devem fazer parte de um dos maiores acontecimentos desportivos nacionais”.

Por seu turno, o ainda presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que deixará o cargo no próximo mês de agosto, considerou que se trata de “um esforço que vale a pena” e que “está feita justiça à prova”, acrescentando que “é uma forma de promoção que, além de valorizar o desporto, dá sempre muita visibilidade aos locais por onde passa”.

Para o diretor da prova, Joaquim Gomes, trazer a Volta de Portugal ao Algarve “será um desafio logístico encarado com grande responsabilidade, em parceria com as entidades competentes, nomeadamente a autarquia”. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, acredita que esta etapa “vai ser um sucesso em termos de adesão” e considera que o Algarve “merece fazer parte do circuito da Volta a Portugal, desde e quando se criem as condições para que tal aconteça, como sucede este ano.”

Apesar da Volta a Portugal e das respetivas etapas ainda não terem sido apresentadas oficialmente, já se sabe que as planícies alentejanas também estarão de regresso ao programa de uma prova que, nos últimos anos, não tem passado para cá do Tejo. A primeira etapa, com final em Albufeira, começará em Alcácer do Sal e a segunda terá início em Beja.

A 4 de agosto haverá uma tirada (a terceira desta edição) denominada Etapa Vida, que ligará a Sertã a Oliveira do Hospital, em homenagem às populações afetadas pelos incêndios de 2017 e que será acompanhada pelo Presidente da República.

Até ao final haverá ainda etapas com final em Boticas e em Santa Luzia (Viana do Castelo), outra que ligará Barcelos a Braga com passagem pela Serra da Falperra, bem como as chamadas etapas rainhas, que terminarão nas Penhas da Saúde (com subida à Torre) e na Senhora da Graça. A Volta a Portugal deste ano terminará a 12 de agosto, em Fafe, com um contrarrelógio individual.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.