Ciclista José Martins morreu ontem aos 93 anos

ouvir notícia

José Martins, ciclista natural de Paderne que venceu duas Voltas a Portugal e é considerado um dos melhores corredores portugueses da década de 1940, faleceu ontem em Lisboa, aos 93 anos.

Nascido em Paderne, no dia 20 de fevereiro de 1920, José Martins emigrou com os pais para França ainda na infância. Aos 15 anos começou a correr em terras gaulesas, onde era conhecido por “Martineau”, mas resistiu às tentativas de o seduzirem a naturalizar-se francês.

No país que o viu nascer, conquistou a Volta a Portugal em 1946, pela Iluminante, e no ano seguinte, ao serviço do Benfica. Além destes triunfos, José Martins ainda terminou a prova rainha do ciclismo português uma vez no segundo lugar (1941) e duas no quarto (1948 e 1950). Foi campeão nacional em 1944, 1946 e 1949. Além da Iluminante e do Benfica vestiu ainda a camisola do Sporting.

- Publicidade -

A autarquia de Albufeira já manifestou publicamente o seu pesar pelo desaparecimento de um dos mais notáveis cidadãos do concelho.

O município de Albufeira organiza, desde 2007, a Volta ao Concelho de Albufeira – Troféu José Martins, precisamente com “o intuito de homenagear este grande campeão e como forma de dar a conhecer um dos desportistas mais reconhecidos do concelho”.

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.