Ciclo de Conferências sobre a I República

ouvir notícia

 

Entre 24 de Setembro de 2010 e 29 de Janeiro de 2011, a Biblioteca Municipal de Olhão e a Biblioteca da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), recebem um Ciclo de Conferências sobre a I República, que conta com a participação de diversos professores da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg e de outras universidades, assim como do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de outros Centros de Investigação.

Comemorar o Centenário da República evocando as ideias e representações, aspirações, realizações e legados caracterizadores dos primeiros e complexos tempos deste regime é o objectivo principal deste ciclo de conferências. Através de uma viagem pela produção literária e filosófica de vários autores desta época, revisitar-se-ão as vertentes utópicas que geraram o ideário da República, o empenho intelectual que a sustentou, a aposta de modernidade que ela continha e que desejaria ter visto prolongar-se por mais tempo, bem como vozes opositoras a certos aspectos da instauração da República.

- Publicidade -

Preferencialmente, as sessões realizam-se às quintas e sextas-feiras, às 21h00 horas, e aos sábados, às 15h30. Contudo, por impedimento de algum orador poder-se-ão realizar às 18h00. As sessões têm a duração de cerca de 1 hora, incluindo o tempo previsto para a eventual discussão colectiva.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.