Cidade de Portimão faz 90 anos

.

Esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, Portimão assinala o 90º aniversário da elevação a cidade.

O programa de atividades, que arrancou no passado sábado e estende-se até ao próximo dia 15 de dezembro (segunda-feira), pretende “evocar o passado, celebrar o presente e, acima de tudo, projetar o futuro, dedicando particular atenção às novas gerações de atletas e artistas que a cidade acolhe e pretende promover”, salienta a autarquia.

O Dia da Cidade tem início oficial esta quinta-feira às 9h00, frente ao edifício da câmara, com o hastear da bandeira, numa cerimónia que contará com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, PSP e Associação de Fuzileiros do Algarve.

A partir das 10h00, serão assinalados os 25 anos da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, numa ação de colheita de sangue, a que se seguirá, às 10h30, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a inauguração do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro.

Por seu turno, o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora o 7º aniversário neste dia, com uma demonstração de sushi e sashimi e uma prova de gin e licores, que começa a partir das 10h30.

Jovens partilham perspetivas sobre Portimão

- Publicidade -

A sessão solene do Dia da Cidade, agendada para as 16h00, reunirá no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) autarcas e jovens alunos representantes das escolas secundárias e universidades do município, os quais partilharão as suas perspetivas de como é viver Portimão, num exercício de cidadania ativa entre gerações.

Nesta sessão solene, intervirão o presidente da assembleia municipal, Francisco Florêncio, e a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, sendo esta a oportunidade para a homenagem simbólica a cidadãos e instituições que, por méritos pessoais, por feitos cívicos ou por serviços relevantes prestados à comunidade, se notabilizaram no município de Portimão ou são merecedores de reconhecimento público.

Este ano, serão homenageados a associação Teia D’Impulsos, as cidadãs Anabela Espada e Margarida Tengarrinha e os jovens Laura Quaresma e João Pinto, que pelo seu percurso “representam excelentes exemplos de inovação social, cidadania ativa, empenho e superação perante as vicissitudes da vida”.

Para as 18h30, está agendada a assinatura dos protocolos “Rota Solidária”, numa cerimónia que terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes e juntará a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, a Casa da Nossa Senhora da Conceição, o Refeitório Social do Centro Social de Nossa Senhora do Amparo e o Projeto Vela Solidária – Teia d’Impulsos.

Bons pretextos para viver a cidade

Até 15 de dezembro, é ainda possível visitar a “Exposição Itinerante da I Guerra Mundial”, no Museu de Portimão, que em 16 painéis alusivos regista o primeiro centenário do conflito e que tem sido requisitada por muitos museus europeus.

Inserida nesta mostra, está marcada para as 21h30 de 12 de dezembro no auditório do museu a palestra “Evocação do Centenário da I Grande Guerra”, tendo como orador o coronel de infantaria Américo José Guimarães Fernandes Henriques, operacional no 25 de Abril de 1974.

No exterior do museu, terá lugar a partir das 10h00 do dia 13 de dezembro a intervenção artística “Arte Não Demissionária”, com Amarante Abramovici, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão, Tânia Dinis e Vera Santos, seguindo-se às 18h00 a inauguração da exposição dos trabalhos premiados na 14ª Corrida Fotográfica de Portimão, assim como de uma mostra de taças do Portimonense recuperadas pela respetiva oficina de conservação e restauro.

Também nesse dia, o Grupo Coral de Portimão comemorará o seu 29º aniversário com um concerto agendado para as 16h00 no grande auditório do TEMPO, devendo o público solicitar previamente o seu bilhete gratuito.

JA

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste