“Cientistas ao Palco” desafiam público a ver análises ao ADN

ouvir notícia

Tocar em espécies marinhas dentro de um aquário gigante ou ver como se analisa o ADN de uma molécula são algumas das propostas do evento “Cientistas ao Palco”, que decorre sexta feira num centro comercial de Olhão.

Fazer o público pôr “as mãos na massa” é mesmo um dos objetivos do evento, apresentado em conferência de imprensa a bordo de um barco na Ria Formosa, onde os jornalistas puderam mergulhar em busca de cavalos-marinhos.

A Noite dos Investigadores é assinalada em simultâneo em 32 países e 200 cidades europeias, mas em Portugal – nas cidades de Olhão, Coimbra, Porto e Lisboa – decorre sob o tema “Cientistas ao Palco”.

- Publicidade -

Quem participar no evento poderá explorar várias experiências através da actividade “Mãos na Massa” ou colocar questões a diferentes cientistas, nos chamados “speed-datings” (encontros “relâmpago”, de cerca de cinco minutos).

Tocar em espécies marinhas que estarão dentro de um aquário gigante, ver como se analisa o ADN de uma molécula ou assistir à simulação de um “tsunami” são algumas das propostas dos cerca de 30 expositores que marcarão presença no evento.

A ideia é pôr os cientistas “nas luzes da ribalta”, fazer com que troquem as batas pelos palcos e transmitam conhecimentos de ciência de uma forma descontraída a pessoas de todas as idades, disse aos jornalistas Eurídice Cristo, da organização.

Segundo aquela responsável, do Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA), com este projeto pretende-se fazer aproximar a comunidade científica do público de uma forma apelativa, que neste caso inclui também teatro e música.

Além de uma peça de teatro, está ainda previsto um concerto com a banda de cientistas “Os Darwins”, sessões de contos, oficinas de arqueologia e tertúlias sobre vários temas entre elas sobre a aplicação de produtos marinhos à indústria farmacêutica.

A escolha de um centro comercial para a realização do evento pretende igualmente “democratizar a ciência”, explicou Ricardo Barradas, também da organização, que considera que assim se consegue alcançar um público mais diverso.

O evento, que acontece tradicionalmente em toda a Europa na quarta sexta feira do mês de setembro, é promovido pela Comissão Europeia desde 2005.

Em Olhão, é organizado pelo CRIA da Universidade do Algarve (UAlg) e pela empresa Natura Algarve com o apoio do centro comercial Ria Shopping.

O evento decorre entre as 10:00 e as 23:00 e é de entrada gratuita.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.