Cinco dias de Jornadas de “Porta Aberta” da Cultura em toda a região

ouvir notícia

Villa Romana de Milreu, em Estoi, no concelho de Faro

Os monumentos do Algarve preparam-se para receber as Jornadas de “Porta Aberta” da Cultura, a partir de sábado e até quarta-feira, uma iniciativa integrada em “O Lugar da Cultura – Modelos e desafios”, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura.

O evento promove o debate sobre o papel da cultura nas sociedades do século XXI, através de colóquios, debates e jornadas de apresentação de espaços culturais, e englobam as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema “Conhecer, explorar, partilhar”.

Serão vários os monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve integrados nesta iniciativa, entre os quais a Fortaleza de Sagres, Ermida de N.ª Sra. de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Ruínas Romanas de Milreu e castelos de Aljezur, Paderne e Loulé.

- Publicidade -

Trata-se de um programa organizado pela DRC do Algarve em colaboração com os municípios da região, onde o visitante poderá usufruir de música, exposições, performances, cinema, visitas, entre outras atividades.

A DRC do Algarve destaca as atividades previstas para a Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Ruínas Romanas de Milreu e Grutas históricas de Moncarapacho.

Fortaleza de Sagres (Vila do Bispo):
– “Auditório de Porta Aberta – uma viagem ao cinema de Sagres” (cinema), de 18 a 22 de abril. Apresentação de filmes dos anos 60: “Henrique, o Navegador” e “Portugal comemora a morte do Infante D. Henrique”.

– “Palato – Cozinhando na paisagem (performance), 18 de abril, 16h00. Ação performativa sobre sítios históricos, num formato talk show no qual se cozinha ao vivo, com a participação do arqueólogo Rui Parreira e João Centeno – Rizoma Lab. A sessão será antecedida por uma visita orientada ao monumento, com início as 15h00.

– Concerto pelo Duo Lundú, 19 de abril, 17h00. Joana Godinho e José Farinha (canto e guitarra), Academia de Música de Lagos. Este recital viaja pelo universo da música de salão do séc. XIX, com alguns dos compositores mais emblemáticos do repertório para canto e guitarra e dando a conhecer parte do espólio da música erudita portuguesa da época

– “Os Mistérios do Dr. Gaspar”, 20 de abril, 10h30. Dr. Gaspar, um mestre das ervas aromáticas, comestíveis e medicinais (Ao Luar Teatro). Num puro gesto de abnegação e amor ao próximo Dr. Gaspar transporta na sua carroça as mezinhas, os bálsamos e os elixires das plantas medicinais e ervas aromáticas extraídas das mais profundas matas e num ato de pura magia, demonstrará o poder curativo e misterioso que a natureza encerra

Ermida de N.ª Sra. de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo):
– “2 ou 3 x 7 – Artes Visuais”, 18 de abril, 16h00. Abertura do ciclo de exposições com trabalhos de Mariana Madeira, pela Tertúlia Associação socio- cultural de Aljezur.

– “Revoluções musicais no Mediterrâneo” (concerto), 18 de abril, 16h30. Várias expressões culturais do Mediterrâneo com Gonçalo Pescada (acordeão) – pela Associação Cultural Musica XXI. A “musette” francesa, os ritmos italianos da tarantela, as tradições dos Balcãs e o flamenco espanhol, entre outros, estarão bem representados pelas possibilidades técnicas do Acordeão. E claro, sem esquecer a música portuguesa de Abril!

Ruínas Romanas de Milreu (Estoi/Faro):
– Provérbios de aperitivo e “Banquete Musical”, 18 de abril, 15h30. Um evento verbal, musical e gastronómico, onde os patrimónios dialogam. A música servirá como aperitivo ou digestivo para a crítica social. Os provérbios vêm condimentar a acção, contribuindo para o diálogo intergeracional e para a preservação da tradição oral nas suas raízes mediterrânicas. Animação musical dos Al-Fanfare e Albano Neto com ritmos dos Balcãs, entre outros e muita alegria e improviso à mistura. Pela Associação Internacional de Paremiologia e Associação cultural Música XXI

Grutas Históricas de Moncarapacho (Olhão):
– No 19 de abril, às 9h30, a DRC do Algarve convida a uma caminhada pelo Cerro da Cabeça, seguindo os trilhos pedestres por entre as matas e os monumentais afloramentos calcários, até aos locais onde se encontram as grutas do Abismo e Ladroeiras, onde poderão os mais temerários fazer pequenas incursões devidamente acompanhados. O passeio será valorizado com comentários sobre os vários aspectos de interesse das grutas e das paisagens cársicas. Pela Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente e do Centro de Estudos Subterrâneos de Lagos.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.