Cinco freguesias algarvias salvam-se da extinção

ouvir notícia

Monte Gordo é uma das cinco freguesias que irá manter-se como tal, de acordo com as novas regras

Carvoeiro, Ferragudo, Parchal, Quarteira e Monte Gordo podem manter-se como freguesias, de acordo com a nova versão do “Livro Verde da Reforma da Administração Local”

.

Depois de uma primeira revisão do denominado “Livro Verde da Reforma da Administração Local”, cinco freguesias do Algarve deixaram de fazer parte da lista que indicava as que seriam extintas de acordo com os critérios inicialmente estabelecidos.

- Publicidade -

Quase dois meses após o início da discussão sobre matéria, o Governo vem agora alterar o referido documento, de forma a suprir a lacuna existente nos critérios das freguesias de tipologia APU, integradas em municípios de nível 3.

Assim, e de acordo com a novas regras, as freguesias de Carvoeiro, Ferragudo e Parchal (concelho de Lagoa), Quarteira (concelho de Loulé) e Monte Gordo (concelho de Vila Real de Santo António) acabaram por ser beneficiadas e deixam de estar sob a ameaça de extinção e agregação.

Em contrapartida, continua a manter-se a “ameaça” de extinção em quatro freguesias de Lagos (Barão de São João, Luz, Santa Maria e São Sebastião), três de Faro (São Pedro, Montenegro e Conceição), três de Olhão (Olhão, Fuseta e Pechão), duas de Albufeira (Guia e Olhos de Água), bem como uma em Alcoutim (Pereiro), Aljezur (Bordeira) e Vila do Bispo (Barão de São Miguel).

No entanto, caso seja aplicado o critério que estabelece uma freguesia sede em municípios de nível 3, passam a estar mais três freguesias algarvias em “risco”, ou seja, as dos municípios que possuem mais de uma freguesia na sede do concelho.

Nos concelhos de Loulé (São Sebastião e São Clemente), Tavira (Santiago e Santa Maria) e Vila do Bispo (Raposeira e Vila do Bispo), das duas freguesias que compõem a sede do concelho só poderá “sobreviver” uma.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.