Cinema de animação: Realizador Pedro Serrazina no Centro Ciência Viva de Lagos

ouvir notícia

Pedro Serrazina levará, na próxima sexta-feira, 10 de maio, o cinema de animação a mais uma sessão de 6ª Com Ciência, no Centro Ciência Viva de Lagos.

O realizador irá falar sobre o tema “A Animação de Pedro Serrazina – um percurso pela obra”, em que apresentará os seus filmes premiados internacionalmente, desvendará o processo de criação visual e refletirá sobre o modo como a prática e o trabalho académicos paralelos se encontram num percurso único e singular.

O seu primeiro filme, o Estória do Gato e da Lua (1995), foi selecionado para o Festival de Cannes e ganhou dezenas de distinções internacionais, continuando a circular por festivais e retrospetivas em todo o mundo. Desde aí, o seu percurso tem sido marcado pela utilização de vários estilos e técnicas, num processo constante de exploração de novas abordagens.

- Publicidade -

Marcado por uma passagem inicial pelo curso de arquitetura da Universidade do Porto, o trabalho em cinema de animação de Pedro Serrazina revela uma preocupação e interesse pelo uso e criação do espaço cinematográfico que se traduz na construção da imagem animada dos seus filmes.

Pedro Serrazina é um premiado internacionalmente realizador de cinema de animação, professor e investigador na Universidade Lusófona, Lisboa. A sua tese de Doutoramento sobre Espaço Animado e produz cinema de animação com os seus desenhos à mão.

Em todo o trabalho de Serrazina encontramos uma preocupação constante no modo como o espaço, seja das personagens, seja do enquadramento, seja do local de exposição, é tratado como um elemento narrativo fundamental, quase uma personagem em si, revelando elementos do próprio autor e sugerindo que olhemos para o próprio espaço que habitamos como reflexo de identidade.

O seu trabalho compreende curtas metragens, instalações, vídeos clips, workshops e projetos de investigação académica.

Serrazina tem particular interesse nas interconexões entre a arquitetura, o espaço público e a animação. Estudou no Royal College of Art, em Londres e foi o Coordenador do Curso Bachelor of Arts  University for the Creative of Arts, Londres.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.