Cinema e saúde mental de mãos dadas em Faro

ouvir notícia

.

A terceira edição do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM) vai decorrer no Museu Municipal de Faro nos dias 8, 9 e 10 de outubro.

O evento é organizado pela Inconsciente Coletivo, associação cultural com sede na capital algarvia, e pretende sensibilizar o público para questões relacionadas com a saúde mental através do cinema e de outras expressões artísticas.

O FICSAM decorre anualmente e paralelamente às comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro). Este ano, o tema proposto pela Federação Mundial da Saúde Mental é “Dignidade em Saúde Mental”.

- Publicidade -

Estarão em exibição diversos filmes, nas categorias de animação, documentário, ficção e videoclip, oriundos de diferentes países. Existe também uma categoria na qual participam filmes realizados por alunos de escolas de audiovisuais portuguesas e internacionais que retratam a temática da saúde mental.

Paralelamente à exibição de filmes haverá um “workshop” de cinema e exposições.
O FICSAM 2015 terá uma ante-estreia no dia 7 de outubro, às 21h00, na capela do Museu Municipal de Faro, com a apresentação da peça “Signos do Fora” pela companhia Teatro do Sótão, constituída por elementos do Fórum Sócio Ocupacional da Associação de Saúde Mental de Faro (ASMAL).

No dia 8 de outubro está prevista a inauguração da exposição da ASMAL intituladas “Relíquias do Sotavento”, onde estarão obras de pintura, tapeçaria e técnicas mistas, bem como da mostra de fotografia da Agir no Tempo – Associação de Apoio a Demências, dedicada ao tema da “Dignidade em Saúde Mental”.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.