Cineteatro Louletano com apoio garantido à programação nos próximos quatro anos

Ao longo do quadriénio 2022-2025, o Cineteatro Louletano receberá um envelope financeiro de 800 mil euros

ouvir notícia

O Cineteatro Louletano acaba de ver formalizado um apoio de 200 mil euros anuais para os próximos quatro anos, por parte da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e da Direção Geral das Artes, destinado à programação daquela estrutura cultural.

A verba resulta da aprovação de uma candidatura ao concurso de apoio à programação, aberto em 2021 pela Direção Geral das Artes (DGartes).

O concurso foi aberto pela primeira vez em 2021 no âmbito da recém-criada Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que integra atualmente 80 estruturas a nível nacional, entre elas o Cineteatro Louletano (CTL).

- Publicidade -

A candidatura do CTL – intitulada “Uma programação para inquietar, transformar e espantar” – foi uma das melhor classificadas a nível nacional.

Ao todo, ao longo do quadriénio 2022-2025, o Cineteatro Louletano receberá um envelope financeiro de 800 mil euros para enriquecer a programação e que será repartido pelas áreas do teatro, dança, cinema, música e projetos multidisciplinares, que cruzam várias áreas.

O apoio permitirá alargar o trabalho do Cineteatro Louletano como espaço de criação e promoção de cultura, possibilitar o aumento do número de coproduções entre entidades, expandir estratégias de mediação e aprofundar o envolvimento com agentes culturais e artísticos locais.

O apoio plurianual da DGartes pressupõe o compromisso de financiamento idêntico por parte do Cineteatro Louletano e contribuirá assim, de forma consistente, para a valorização e fortalecimento do trabalho de fundo da estrutura, que foi das primeiras a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e cujo trabalho tem vindo a granjear reconhecimento a sul do país e a nível nacional.

Para além de projetos de artes performativas, de cruzamento disciplinar e de artes visuais, o Cineteatro Louletano tem vindo a promover programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação e formação, numa aposta estratégica que implica, para além da exibição de espetáculos, a criação de pensamento e a ligação com os públicos.

A candidatura do CTL foi uma de 39 apoiadas (de um total de 57 submetidas) que irão receber apoio financeiro num valor global de 5,1 milhões de euros. No Algarve, foram também apoiados os projetos do Teatro das Figuras e da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), com montantes semelhantes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.