Clientes do BES têm a partir de hoje conta no Novo Banco

ouvir notícia

O presidente do Banco de Portugal apresentou este domingo à noite a decisão do Banco de Portugal

O Banco de Portugal separou o BES em dois, tal como estava noticiado desde sábado: o banco-bom e o banco-mau. O banco-mau é o atual BES, que aliás continuará a chamar-se BES. E que incluirá os ativos tóxicos. E nasce um novo banco, o BES-bom, que passa a ter o nome de Novo Banco.

“Nada muda para os clientes”, afirma o Banco de Portugal. “Os clientes podem realizar todas as operações como habitualmente e sem perturbações”. Quem ia ao balcão na Rua X falar com o gerente Fulano passará a ir ao balcão na Rua X falar com o gerente Fulano.

“O conteúdo das relações contratuais com os clientes permanece inalterado. Os balcões do Novo Banco, que manterão para já a marca e o logotipo do BES, e os serviços de banca telefónica e de homebanking continuarão a funcionar regularmente. Todos os colaboradores do BES passam a ser colaboradores do Novo Banco, com salvaguarda dos seus direitos”, conclui o Banco de Portugal.

- Publicidade -

Passam para o Novo Banco todos os trabalhadores do BES, todas as agências, bem como os depósitos, os clientes de crédito e os detentores de obrigações seniores.

“A generalidade da atividade e do património do Banco Espírito Santo, S.A. é transferida, de forma imediata e definitiva, para o Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de ativos problemáticos. Os depósitos são plenamente preservados, bem como todas as obrigações não subordinadas”, detalha o Banco de Portugal.

“Os clientes do Banco Espírito Santo, S.A. cujos depósitos, outros direitos de crédito ou mútuos foram transferidos para o Novo Banco passam a relacionar-se com o Novo Banco e não têm de realizar qualquer diligência. Esta transferência não implicará nenhum custo para os clientes. De resto,n os clientes poderão realizar junto do Novo Banco todas as operações que realizavam junto do Banco Espírito Santo, S.A., como habitualmente.”

Depósitos e créditos: o que (não) muda

Quanto aos depósitos, a medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal “garante a segurança dos depósitos”. Aliás, “não foram afetados quaisquer direitos legais ou contratuais dos depositantes. Os depósitos são integralmente transferidos para o Novo Banco. O saldo dos depósitos permanece intacto e disponível para ser movimentado, sem qualquer restrição”, adita o Banco de Portugal.

Já no que respeita aos créditos concedidos pelos BES, eles são “transferidos para o Novo Banco, não se alteram. Consequentemente, os reembolsos periódicos (capital e juros) continuam a ser efetuados pelos mutuários nos mesmos termos em que eram realizados perante o BES”.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.