Colégio Internacional de Vilamoura, uma referência no país e além fronteiras

ouvir notícia

.

Foi criado há 31 anos e continua a ser uma referência, não só no país, mas também a nível internacional. O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) conta atualmente com 42 nacionalidade na comunidade escolar, famílias oriundas de todo mundo que escolheram o Algarve para viver.

Nos exames do ensino secundário, o CIV coloca-se entre as cinco primeiras escolas do país com uma média entre 14,69 e os 14,56, dependendo dos jornais e da análise de resultados. Destaca-se ainda por não apresentar discrepâncias entre as avaliações internas e os resultados dos exames e pelos “excelentes resultados” alcançados nas disciplinas de Português e Matemática, também no ensino secundário, com 13,98 e 15,51, respetivamente.

No ensino básico os resultados dos alunos do 6.º e 9.º anos colocam o CIV nos lugares cimeiros ao nível do Algarve e no concelho de Loulé. Um estudo da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, que cruza os dados das taxas de retenção em 2013/2014 e 14/15, situa o CIV no grupo das 10 melhores escolas no quadrante 1, ou seja, no grupo de escolas com uma média superior a 3,5 nos últimos dois anos e com uma taxa de retenção média abaixo dos 10%. No caso do CIV a taxa de retenção é de 0%.

Apesar da importância que os rankings ganharam nos últimos anos, a direção do CIV reitera que o mais importante é a formação global (teórica, prática e humanista) dos alunos: “A excelência e a estabilidade das equipas pedagógicas, a relação de proximidade com as famílias que reforçam e apoiam o projeto educativo e, sobretudo, os alunos empenhados e muito trabalhadores são alguns dos fatores de sucesso”.

De acordo com os mesmos responsáveis, os resultados alcançados “traduzem as práticas inovadoras, a cultura de rigor e trabalho e, claro, as relações fortes entre todos os atores no palco da educação – alunos, escola e famílias”.

Mas o sucesso deste estabelecimento ultrapassa fronteiras. Nos últimos exames internacionais de Cambridge International Examination (CIE), os alunos do CIV alcançaram valores 64% acima das médias mundiais, nas classificações de A a C.

Refira-se que, no ano letivo transato, o seu Plano de Estudos Ingleses apresentou um recorde de inscrições para Cambridge Internacional Examinations Board: com 212 entradas, 84 exames em 37 disciplinas. Todos os anos, perto de um milhão de alunos de 10 000 escolas em 160 países preparam o seu futuro frequentando o programa de educação internacional de Cambridge.

O CIV é uma das poucas escolas no país e a única escola no Algarve que aplica com exclusividade os exames de CIE. Cambridge International Examination Board é um programa completo e rigoroso que prepara os alunos para a vida, promovendo o desenvolvimento de competências e a paixão pela aprendizagem. As qualificações decorrentes da frequência deste programa são reconhecidas pelas melhores universidades do mundo, conferindo aos alunos um leque muito alargado de opções no seu percurso académico e mais tarde no mundo do trabalho.

O Projeto Educativo do CIV centra-se no desenvolvimento das competências cognitivas, competências socio afetivas e na promoção dos valores democráticos: “O contexto escolar é decisivo na manutenção da democracia, pois formar para a autonomia e para a liberdade reflete-se na dimensão pessoal, individual e coletiva!”

O CIV tem como projetos base o ensino de Mandarim a 260 alunos de 11 turmas e ainda o ensino de russo e alemão como opcionais; a Filosofia para crianças e jovens, existente desde a década de 90; o Projeto Resolução de Problemas, usando por base os estudos de Polya; e o uso do “storytelling” como metodologia de aprendizagem.

- Publicidade -

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Manuel Alegre será membro honorário da UTL/AKIVIDA em VRSA

O poeta Manuel Alegre vai ser nomeado, oficialmente, membro honorário da UTL/AKIVIDA, no dia...

PSP deteve 3 homens em Faro por roubo, fuga de prisão e violência doméstica

O Comando Distrital da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Faro, durante...

Lídia Jorge recebe ‘Medalha da Liberdade Livre’ da Câmara de Faro

A Câmara de Faro vai atribuir à escritora Lídia Jorge a Medalha da Liberdade...

Lagos quer comprar terrenos para ampliar oferta habitacional

O autarquia de Lagos aprovou, na última reunião de câmara, a aquisição de dois...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.