Começa em Haia o julgamento de Ratko Mladic por genocídio

ouvir notícia

.

Depois de algumas tentativas de atraso, começou esta quarta-feira o julgamento do ex-general Ratko Mladic, ex-líder militar servio-bósnio e uma das figuras-chave da guerra civil da Bósnia, no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Jugoslávia (TPII), em Haia, na Holanda. Mladic é acusado de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade, num total de 11 acusações.

A guerra da Bósnia (1992-1995) deixou 100 mil mortos e 2,2 milhões de desalojados. A acusação considera Mladic um dos dois homens (ao lado de Radovan Karadzic) como os principais atores de um “plano criminoso comum” destinado a “expulsar para sempre” os muçulmanos e os croatas da Bósnia do território reivindicado pelos sérvios na Bósnia-Herzegovina, mediante uma campanha de perseguição. Mladic é ainda acusado pela morte de quase 8 mil muçulmanos em Srebrenica, em 1995.

O TPII manteve a data da abertura do julgamento após rejeitar a solicitação da defesa de Mladic para afastar, por suposta falta de imparcialidade, o juiz que preside ao caso, o holandês Alphons Orie.

- Publicidade -

À entrada no tribunal, Mladic ergueu o polegar e aplaudiu os seus seguidores presentes no local. O ex-general escreveu algumas notas e mostrou-se indiferente durante a apresentação dos procuradores sobre os seus alegados crimes.

Nesta primeira audiência, a procuradoria fará a abertura onde apresentará o contexto em que ocorreram as 11 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.