Comédia, teatro e animação tomam conta das ruas de Odeceixe

ouvir notícia

As marionetas, os conta contos, os palhaços, o teatro de andas e a música são os pontos fortes deste evento cultural gratuito e para toda a família

A pacata vila de Odeceixe, em Aljezur, vai ser palco da primeira edição do festival ESTAR – Encontros de Teatro e Animações de Rua 2014. O evento vai ter lugar, entre os dias 21 e 23 de agosto, em vários locais estratégicos da vila, onde serão apresentados 17 espetáculos, de treze companhias nacionais e internacionais. Em declarações ao JA, o diretor artístico João Costa conta que o objetivo é proporcionar “momentos e experiências inesperadas no espaço público” para adultos e crianças

“Um acontecimento cultural único em toda a região, que oferece uma programação diversificada que deambula pelas marionetas, os conta contos, o palhaço, o teatro de andas e a música.”

É desta forma que a organização define o festival ESTAR, que vai decorrer pela primeira vez, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na vila de Odeceixe. O evento, de acesso gratuito, é organizado pela associação cultural Mãozorra e conta com os apoios da Câmara de Aljezur e da junta de freguesia local, assim como de alguns comerciantes locais.

- Publicidade -

Em declarações esta semana ao JA, o diretor artístico do evento, João Costa, adianta que serão apresentados 17 espetáculos de treze companhias diferentes, nacionais e estrangeiras.

“Pretende-se uma programação adaptada a momentos e locais específicos”, frisa o responsável, acrescentando que os espetáculos terão lugar em lugares estrategicamente selecionados: a praia e vila de Odeceixe, o areal da praia, o miradouro da praia e a Variante 19 de Abril e largo central.

“O objetivo é proporcionar momentos e experiências inesperadas no espaço público, fruto da interação e da improvisação das animações e teatro de rua”, revela João Costa, salientando que o ESTAR pretende levar à comunidade um conjunto de espetáculos e animações de rua na área do entretenimento e da comédia.

“Ir ao encontro do espetador”

“Pretendemos ir ao encontro do espetador, através dos espaços públicos que ofereçam, quer pelas suas características, quer pelos seus públicos, as condições para realçar o caráter lúdico, de entretenimento e de interação que o caracterizam”, frisa o diretor artístico.

A organização deste evento promete ainda “uma verdadeira experiência cultural de e na rua”. “Traçámos uma programação com a intenção de criar uma narrativa deambulatória assente em sequências de espetáculos que intersetam o trajeto quotidiano dos habitantes e turistas destes lugares”, refere João Costa, realçando o traçado urbano muito particular da vila de Odeceixe, bem como a praia, que foi a vencedora das praias eleitas ‘7 maravilhas de Portugal’.

Espetáculos pensados para toda a família

Nesta primeira edição, a associação Mãozorra deu prioridade a companhias nacionais, mas o evento também contará com companhias internacionais. “Procuramos conjugar a tradição e a contemporaneidade, companhias consagradas e outras menos”, adianta João Costa, revelando que pelo ESTAR 2014 vão passar desde artistas que fazem teatro de rua há mais de 30 anos, até companhias consagradas no mercado cultural.

“Teremos, por exemplo, um realejo a ‘dar música’ às ruas de Odeceixe às 9h30, uma animação de praia às 16h30 e outra no miradouro às 19h30, um espetáculo de marionetas e palhaços às 21h30 na Variante 19 de Abril (junto da fonte), espetáculos de marionetas medievais e malabarista às 22h30 no miradouro, etc.”. Ou seja, uma programação extensa com muita oferta gratuita e em diversos locais da vila.

“A programação foi escolhida e pensada para um público familiar: para adultos e crianças”, sublinha o diretor artístico.

ESTAR de volta em 2015

Fundada em 2013, a MãoZorra é uma associação cultural que tem procurado desenvolver e promover atividades no âmbito da produção e divulgação da arte tradicional e contemporânea, nomeadamente nas áreas do teatro, marionetas e animação.

A ideia de realizar este festival de teatro e animações de rua nasceu de outros festivais ou iniciativas semelhantes em Portugal e na Europa.

“A longo prazo estamos já a equacionar a realização do ESTAR 2015, um projeto que vem por consequência desta primeira edição, que esperamos de grande sucesso e que atraia muitos visitantes à região”, remata João Costa.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.