Como a Praia da Rocha revolucionou o turismo algarvio há 100 anos

ouvir notícia

A primeira estância balnear do Algarve não passava de um pequeno povoado à beira-mar com meia dúzia de casas há um século. O desenvolvimento do turismo despoletou uma verdadeira “revolução” na Praia da Rocha nas últimas cinco décadas

A Praia da Rocha foi fundamental no arranque e no desenvolvimento do turismo algarvio. Atualmente, esta praia de Portimão é uma das mais emblemáticas de todo o Algarve e do país. Se dúvidas existissem, a confirmação chegou, na semana passada, com a primeira estância balnear da região a ser distinguida com o ‘Prémio Cinco Estrelas – Portugal 2018’, tendo sido eleita como “um ícone regional, de referência nacional” e considerado de “excelência” pelos portugueses.

Com um vasto areal de mais de um quilómetro, a Praia da Rocha foi objeto de um projeto de requalificação, há cerca de uma década, possuindo hoje um largo passadiço que percorre todo o areal. No cimo da avenida que acompanha a praia, encontra-se hoje uma “montanha” de hotéis, bares, esplanadas, discotecas e um casino, culminando na marina de Portimão.

Mas nem sempre foi assim. Ao longo do último século, esta estância balnear sofreu um grande período de transformação, passando de uma praia quase deserta, que muitos visitavam só por um dia, à praia das grandes construções, que se afirmou como um dos destinos mais procurados do país.

- Publicidade -

Expansão turística arrancou no início dos anos 70

“A Praia da Rocha tem pouco mais de um século de existência no que toca à sua ocupação com vista à utilização dos banhos marítimos. Durante este tempo, a localidade transformou-se radicalmente, passando de um pequeno povoado à beira-mar com meia dúzia de casas a um grande centro urbano que, durante o verão, atrai milhares de turistas”, referem os investigadores Joana Gaspar Freitas (Universidade Nova de Lisboa) e Alveirinho Dias (Universidade do Algarve), no trabalho ‘Praia da Rocha: um paradigma da antropização do litoral’…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 14 DE JUNHO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.