Como começa a primavera? Com chuva, neve e granizo

ouvir notícia

.
.

Depois de um inverno com laivos de primavera, poucos esperariam uma primavera que comece a fazer lembrar os piores dias de inverno. Esta semana – a primeira da estação onde, dizem, o sol brilha e as árvores se abrem em flor – vai ser marcada pela continuação da chuva, que poderá ser granizo, e acompanhada por trovoadas e queda de neve acima dos mil metros.

“Esta segunda e terça-feira vão ser dias com períodos de céu muito nublado. Vamos continuar com regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e sob a forma de neve nos 1.200/1.400 metros. Na terça-feira, a quota sobe para 1.400/1.600”, disse à Lusa Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, o vento vai soprar em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado a forte nas terras altas, formação de gelo e geada e neblinas ou nevoeiro matinal.

- Publicidade -

“Em termos de temperaturas, não estamos a prever grandes alterações. Na generalidade do território vão variar entre os 15 e os 20 graus Celsius, sendo que, no interior norte e centro, serão entre os 10 e os 15, e as mínimas vão situar-se entre os 05 e os 10, que no interior serão entre os zero e os 05 graus.” Segundo o especialista do IPMA, a tendência de chuva vai manter-se pelo menos até quarta-feira, sendo que na sexta-feira deverá regressar.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado e aguaceiros, em especial durante a tarde e nas regiões centro e sul. A precipitação poderá ser por vezes de granizo e haverá neve nas regiões acima de 1.200/1.400 metros. O vento estará em geral fraco mas as condições estão propícias à ocorrência de trovoada.

Para a Madeira, o instituto estima períodos de céu muito nublado e aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas. Haverá neve nos pontos mais altos da ilha e algumas rajadas de vento moderado a forte poderão atingir até 70 quilómetros por hora. Nos Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos e vento bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre os 8 e os 16 graus Celsius, no Porto entre 7 e 17. O interior regista as temperaturas mais baixas, com Bragança e Évora a chegar aos 3 graus Celsius de mínima e a Guarda com temperaturas que oscilam entre os 2 e os 8 graus. No Funchal, os termómetros marcam entre 13 e 19. Nos Açores, entre os 11 e os 18 graus. Melhores dias virão.

(Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.