Complexo Desportivo de VRSA vai integrar rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo

ouvir notícia

O secretário de Estado do Desporto e Juventude (ao centro) visitou o complexo desportivo da cidade pombalina na última semana

Processo será gerido pela Fundação do Desporto, em parceria com diversas entidades, entre as quais a autarquia de Vila Real de Santo António, o Comité Olímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, bem como o Instituto Português do Desporto e Juventude

.

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António (VRSA) irá integrar a rede portuguesa de Centros de Alto Rendimento Desportivo, com uma vertente especializada para o atletismo.
A garantia foi dada pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, durante o Mundialito Infantil 2013, o maior torneio de futebol infantil do mundo, que decorreu na última semana na cidade pombalina.

- Publicidade -

De acordo com Alexandre Mestre, o processo será gerido pela Fundação do Desporto, em parceria com um conjunto de entidades, entre as quais a autarquia de VRSA, o Comité Olímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, bem como o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Para o secretário de Estado, a inclusão de VRSA na rede de Centros de Alto Rendimento Desportivo “corrige uma injustiça que se arrasta desde 2009 e que não é imputável à autarquia vila-realense”.

Os Centros de Alto Rendimento Desportivo têm como missão dotar o país de uma rede de infraestruturas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento. Visam, ainda, promover a excelência desportiva e o desenvolvimento das várias modalidades segundo padrões de nível internacional.

Atualmente, o Complexo Desportivo de VRSA constitui um centro de treino com grande capacidade de captação de praticantes estrangeiros e está identificado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) como centro de excelência. Encontra-se igualmente classificado como Centro de Preparação Olímpica desde 2004 e é sócio-honorário da Associação de Futebol do Algarve.

Além de ter constituído um Centro de Treino Oficial do Euro 2004, o equipamento acolheu, no último verão, os treinos de preparação das seleções olímpicas e paralímpicas de atletismo da Grã-Bretanha. É palco frequente de treino de seleções e formações nacionais e internacionais, recebendo ainda eventos periódicos como o Mundialito de futebol infantil, a corrida X Milhas do Guadiana e a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.