Comunicando desportivamente: A crueldade originada pela pandemia…

Um dos melhores treinadores do mundo, Jürden Klopp, alemão de 53 anos, à frente dos destinos do Liverpool desde 2015, e que na época passada se sagrou campeão da Premier League, após 30 anos de jejum, por parte do clube de Anfield, tornando-se na primeira equipa a ganhar o título, em mais de 130 de história, sete jornadas antes do final da temporada, deixando o Manchester City de Pep Guardiola, a 23 pontos de distância, viu-se agora, nestes tempos terríveis que vamos vivendo, numa situação tão injusta quanto cruel.


Com o falecimento de sua mãe, Elisabeth Klopp, de 81 anos, faleceu na Alemanha e o treinador viu-se impedido de viajar para o seu país natal para poder assistir ao funeral, devida às restrições impostas pelos dois países em função do protocolo em vigor de prevenção face à pandemia de Covid-19.


Cá, como lá, a lei impiedosa das restrições a originar uma situação que levou o conceituado treinador a expressar-se ao diário alemão ‘Schwarzwaelder Bote’: “Significava tudo para mim. Era uma mãe de verdade, no melhor sentido da palavra. Como cristão devoto, sei que ela está num lugar melhor agora. O facto de eu não poder ir ao funeral deve-se a esses tempos terríveis. Assim que as circunstâncias permitirem, faremos uma lembrança apropriada”, afirmou sensatamente o astro alemão.


Face ao infeliz momento por que atravessa o seu técnico, os responsáveis diretivos do clube apresentaram sentidas condolências: “Nunca caminharás sozinho, Jürgen”. Igualmente a Premier League, se manifestou: “Os nossos pensamentos e condolências de todos da Premier League estão com Jürgen, a sua família e amigos neste momento complicado”.


Mais complicado é quando, por culpa dos próprios responsáveis diretivos de alguns dos clubes, cá pelo nosso burgo – agora, em tempo de pandemia, como já antes disso – , se promovem e atiçam desmandos que, em nada e por nada, prestigiam a competição, o espectáculo desportivo, dando mostras de um péssimo exemplo, sobretudo à geração que hoje desponta que, legitimamente, esperará de nós, adultos, que não nos movamos num qualquer projeto desprovido de princípios e de valores.


Justificando, vezes quantas, que se traga ao palco dos acontecimentos, sem ruído nem holofotes acesos, a necessidade de se chamar à atenção, fazendo recordar que o Desporto, e o futebol em particular, nasceu como Ética e que, sem Ética, não se justifica a sua prática.


Não é pensando que somos, é sendo que pensamos!

Humberto Gomes
*”Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.