Comunicando desportivamente: De lés a lés, em nome da solidariedade

Terminou, no passado domingo, com a chegada a Faro, a aventura/missão de Maria Martins e de Raquel Queirós, que percorreram de bicicleta, pela Estrada Nacional 2 (EN 2), a ligação entre Chaves e Faro, numa distância de 739,26 Kms, naquela que é a “mais longa da Europa” e é, também, a terceira maior do mundo, atravessando 11 distritos e 32 municípios.


Ideia que partiu de Maria Martins, prontamente acolhida pela Federação de Ciclismo que, por sua vez, contactou a Raquel Queirós e, pernas para que te quero, aí vieram as duas por aí abaixo. E porquê?


Por uma causa nobre: “Queremos ajudar, porque a maioria das crianças do Refúgio Aboím Ascenção não têm capacidade para comprar uma bicicleta”, além que, com outro objetivo que as trouxe para esta aventura/missão : “Incentivar os mais jovens para praticarem desporto, neste caso o ciclismo. Isto porque queremos que o futuro seja melhor ainda do que o que temos agora. Assim, oferecendo, estamos a fazer as duas coisas”.


Maria e Raquel, ambas de 20 anos, que poderão estar juntas nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio. Maria, a primeira ciclista de pista portuguesa a qualificar-se para umas olimpíadas, enquanto que Raquel, na vertente de BTT, à qual só faltam duas provas de apuramento, está a um passo de carimbar o passaporte.


Foi enorme a curiosidade do público que, em bom número e à beira da estrada, não se furtou a levar o justificado e merecido incentivo, a esta bela iniciativa protagonizada por duas jovens atletas.


São gestos destes que, numa qualquer encruzilhada da história dos nossos dias, nos fazem acreditar que valerá sempre a pena acreditar em atos pedagógicos, repondo, de algum modo, o sentido lúdico da existência na via da Ética.
Para aplaudir, de pé!

Humberto Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.