Comunicando desportivamente: Futebol e saúde pública

Anunciava o nosso primeiro ministro, que a realização da fase final da Champions no nosso País, e em Lisboa mais concretamente: “é um prémio aos profissionais de saúde”.


Num contexto de pandemia, com o agravamento da situação – veja-se o desrespeito e irresponsabilidade reinante nalgumas festas realizadas, em claro incumprimento das regras de distanciamento e de higienização dos locais, a que correspondeu a subida de casos de covid-19, nomeadamente em Lagos, Carcavelos, Docas de Lisboa, Porto e Braga -; o risco é grande, obrigando os profissionais de saúde a um estado de alerta acrescido, para além daquele que decorre em condições normais, da sua nobre e nobilitante profissão.


Até lá, até à sua realização em Agosto, cada vez mais será previsível não ser permitido jogos de futebol com público nos estádios. O seu visionamento existe em cafés e esplanadas, sem o devido controlo de distanciamento, naturalmente extensível a todo o País, o que poderá corresponder a que se abriram estádios muito maiores.


Se é verdade que trazer a Champions para Portugal poderá ser considerado uma honra, talvez que, na outra face da moeda, se deva equacionar de qual irá ser o quadro global da pandemia na Europa em Agosto, e, particularmente no nosso País.


Bom seria que a Direção Geral de Saúde, não caísse na tentação de afirmar uma coisa e o seu contrário em dias diferentes, a exemplo de, como no seu reconhecido mérito humorista, o Herman José, nos presenteou recentemente.


De tentação em tentação, igualmente aconselhável seria que não se ficasse com a sensação de que a relação da política com o futebol não se deva resumir a uma espécie de “realityshow”.


Pela simples razão de que o desporto e, na circunstância, o futebol, nasceu como Ética e, sem Ética, não se entenderá a sua prática, mormente em presença de uma crise pandémica, evitando-se a todo o custo cair-se numa grave situação de passarmos de quase heróis, pela maneira como estivemos confinados, a uma de à beira de sermos considerados como de “carrascos do desconfinamento”.


Em tudo e por tudo em nome da saúde pública!


Humberto Gomes

“Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.