Comunicando desportivamente: Independentemente do género, a trabalho igual salário igual

Foi a decisão tomada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), relativamente à atribuição de valores respeitantes a prémios e diárias entre o futebol masculino e feminino, o que equivale a dizer que as jogadoras passam a receber a mesma coisa que os jogadores durante as convocações para as respetivas seleções.


Tal já sucedeu em Março último, durante o Torneio Internacional da França que as denominadas guerreiras do Brasil ali disputaram.


A decisão que não é inédita a nível mundial, pois que a Austrália foi pioneira nesta matéria, quando em Novembro do ano passado implementou a igualdade salarial ao nível das seleções de futebol.


Contrariamente a estas decisões, em Maio último as jogadoras dos EUA, campeãs do Mundo, viram a sua exigência de igualdade salarial ser negada em tribunal.


Se é verdade que haverá quem não esteja de acordo, não só por considerar tratar-se uma decisão políticamente correta, como também por não significar meritocracia e por o futebol feminino não gerar as mesmas receitas que o masculino, não menos sustentável será quem se manifeste a favor da igualdade, por se tratar de uma profissão que, independentemente do género, depende do talento, do dom e de aptidão nata.

Humberto Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.