Comunicando desportivamente: No combate à toxicidade: Saudar uma decisão corajosa!

É o que se extrai de uma análise, corporizada por Daniel Sá, especialista em marketing e diretor executivo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), enquanto Escola Superior de referência em marketing, que entre 7 e 13 de Janeiro de 2019, desenvolveu um estudo: “O produto futebol nos media em Portugal”.


O estudo analisou a forma como os principais meios de comunicação nacional acompanham semanalmente o tempo mediático dedicado ao futebol, tendo observado 30 meios de comunicação social nacionais selecionados pela audiência, relevância e alcance com que difundem as principais notícias sobre futebol.


O referido estudo fez 1.380 análises a conteúdo de títulos, de capas de jornais, de “homepages” de meios de comunicação digitais e de programas televisivos, sendo de destacar que são estes, exclusivamente dedicados ao futebol, os principais influenciadores do tom negativo gerado à volta do fenómeno de maior magia e impacto social nos dias de hoje: o futebol.

Os meios com o tom mais positivo sobre o futebol português foram quatro programas: “Grande Área”, da RTP 3, com 33%, “Aposta Tripla”, da Sport TV, com 33 %, “Tempo Extra”, da SIC Notícias, com 24 % e “Mais Futebol”, da TVI 24, com 20%.

“Enquanto que o tom mais negativo sobre o futebol, se registou em quatro programas de televisão, a saber. “Pé em Riste”, da CMTV, com 59%, “Prolongamento”, da TVI 24, com 50%, “Livre e Direto” da TVI 24, com 42% e “O Dia Seguinte”, da SIC Notícias, com 42%. “Enquanto que o tom mais negativo sobre o futebol, se registou em quatro programas de televisão, a saber. “Pé em Riste”, da CMTV, com 59%, “Prolongamento”, da TVI 24, com 50%, “Livre e Direto” da TVI 24, com 42% e “O Dia Seguinte”, da SIC Notícias, com 42%.


Daniel Sá, esclarece: “Longe de mim dialobilizar e culpabilizar os programas de televisão como responsáveis do ambiente de toxicidade no futebol português, mas saúdo a decisão corajosa das direções da SIC e TVI que acreditam poder contribuir para a melhoria do ambiente no futebol português”.


Oxalá que, a verificar-se, possa realmente contribuir decisivamente para um ambiente regenerador, com sentido e expressão Ética, na medida em que não será necessário ter sido (ou ser) um praticante de alta competição para concluir que, no desporto há ações predominentemente humanas e não só movimentos corporais.


É que o desporto, e o futebol em particular, nasceu como Ética e, sem Ética, não se justifica a sua prática!
*”Embaixador para a Ética no Desporto”.

Humberto Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.