Comunicando desportivamente: Pela boca morre o peixe…

É um célebre e, vezes quantas, tão sábio adágio popular.


O já tão popular snooker, cada vez com maior número de adeptos, protagonizou recentemente um episódio, tão curioso como bem exemplificativo da sabedoria deste adágio.


Ronnie O´Sullivan, sagrou-se campeão mundial, em 16 de Agosto último, quebrando um jejum que durava desde 2013, ao bater o compatriota Kyren Wilson por 18-8, na final disputada no Crucible Theatre, em Sheffield.


O´Sullivan, de 44 anos, sucedeu ao compatriota Judd Trump, ao repetir os êxitos de 2001, 2004, 2012 e 2013, na sua sétima final, com menos um título do que o escocês e recordista Stephen Hendry, mas igualando os números do também inglês Steve Davis e do galês Ray Reardon.


O´Sullivan, face ao seu jogo rápido, para além da invulgar destreza de tacar com ambas as mãos, mereceu-lhe a designação de “The Rocket”, tornando-o, de facto, no mais popular dos jogadores.


Só que, talvez que um pouco por ironia do destino, no melhor pano cai a nódoa ou, noutra face da moeda, pelo boca morre o peixe… pois que o teenager Aaron Hill, com apenas 18 anos, derrotou O´Sullivan por 5-4, na 1.ª ronda da prova que decorreu em Milton Keynes, na Inglaterra.


Dias antes de conquistar este seu 6.º título mundial, O´Sullivan havia-se expressado desta forma: “Se olharmos para os jovens jogadores a aparecer, não são bons. Alguns podem tornar-se relativamente decentes como amadores. Muitos deles fazem-no a pensar que teria de me cair um braço e uma perna para sair do top 50”.


Pelos vistos quem não ficou pelos ajustes, como agora ficou provado, foi este jovem teenager que confessou que as palavras de O´Sullivan lhe “estiveram na cabeça”, sublinhando: “Disse a mim mesmo que um dia mostrar-lhe-ia o que conseguia fazer. O dia chegou”.


Na hora do desaire, o astro limitou-se a: “Tive as minhas chances e quando não se aproveitam”. Sempre assim será, ontem como hoje e no futuro.


Por tudo isto: Pela boca morre o peixe…


Como o desporto e a competição tanto nos consegue apaixonar!

Humberto Gomes

* “Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.