Comunicando desportivamente: Quem não tem cão (voo) caça (atravessa) com gato (a pé)…

Porque o espaço aéreo para o país do Leste Europeu estava fechado, pandemia a quanto obrigava, o recurso foi atravessar a pé a fronteira que separa a Geórgia da Rússia.


Situação, convenhamos, um pouco insólita e protagonizada pelo basquetebolista internacional georgiano Tornike Shengelia que se transferiu da equipa espanhola do Baskonia para o CSKA de Moscovo.


Shengelia, deslocou-se num veículo até próximo da fronteira com a Rússia com o intuito de poder atravessar a linha entre os dois países, a pé. O georgiano revela como foi: “Foi uma história curiosa. Ninguém na Geórgia me impediu de prosseguir.

Levaram-me até um ponto próximo da fronteira e daí prossegui acompanhado por uma pessoa que nem conhecia. Andei mais ou menos um quilómetro, com chuva, numa situação complicada”.


E tensas que estão as relações entre os dois países, sabendo-se da acusação da Geórgia à Rússia, nomeadamente por “anexação desenfreada” das marcas que apontam a fronteira com a Ossétia do Sul, a reação face à transferência do extremo-poste, capitão da seleção georgiana, foi, de algum modo, tumultuosa, com a presidente da Geórgia da Geórgia Salome Zurabishvili, a classificar de o acontecimento de “inacreditável”.


Restará acrescentar que, após atravessar a fronteira, os representantes do CSKA encaminharam o basquetebolista até Moscovo.


“Coisas”… da “coisa desportiva”, que, no plano positivo, até poderão vir a facilitar um amenizar de tensão entre os dois países.
É que, vezes quantas, o Desporto opera milagres!

Humberto Gomes
“Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.