Comunicando desportivamente: Ter orgulho nas suas origens

Jogo da final da Liga da Europa terminado, que opôs o Sevilha ao Inter, eis que surge, a deflagar ao vento, uma bandeira verde, azul e amarela, empunhada por Munir, avançado da equipa espanhola. Bandeira, designada de Amazigh, que diz respeito à identidade berbere, um dos povos mais antigos do continente africano, e que funciona como símbolo da etnia do Norte de África que se estende desde a Líbia até à ilhas Canárias. Munir, de seu nome completo Munir El Haddadi Mohamed, é natural de San Lorenzo de El Escorial, aqui bem perto de nós, o que fez foi relembrar as suas origens, dedicando o troféu conquistado (o sexto em seis finais do clube andaluz) à comunidade a que pertence. Ao mesmo tempo que tinha como objetivo mostrar ao mundo a forte ligação entre o Norte de Àfrica e Espanha, particularmente no que diz respeito aos fluxos migratórios. Ele que é, afinal, o exemplo de um emigrante berbere que conseguiu sucesso na vida, como agora o deixa demonstrado com a conquista de um título europeu, terá dado uma prova inequívoca de humildade, evidenciando de forma arrojada o orgulho nas suas origens!
  

Nesta, como noutras circunstâncias, o fenómeno cultural de maior magia e impacto social : o desporto, a dar um valioso contributo para um melhor melhor!

Humberto Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.