Concerto de Susana Travassos esgotou teatro de Medelin

ouvir notícia

Susana Travassos esgotou ontem, o Auditório Fundadores, da Universidade EAFIT de Medelin, Colômbia, num concerto muito aplaudido pelo público presente, em que a cantora algarvia fez um percurso desde o fado aos grandes êxitos do seu CD Tejo Tiété, uma parceria com o violonista brasileiro Chico Saraiva, passando pelos novos temas do seu próximo trabalho, Asas de Água.

O concerto esteve integrado no programa Primavera Musical, organizado por aquela universidade, que reúne, para além de Susana Travassos, representantes de África, Chile, Espanha e, naturalmente, da Colômbia.

Sobre aquilo que foi a actuação de Susana Travassos, nada melhor do que ler o que foi escrito nas redes sociais, pelo assessor cultural da Embaixada Portuguesa em Bogotá, Pedro Rapoulas:

- Publicidade -

“Eu não conhecia a Susana Travassos. O seu nome dizia-me alguma coisa mas não a conhecia. Quando há uns meses recebi um email a dizer que se apresentaria em concerto em Medellin a curiosidade fez-me comprar um bilhete de avião e vir até aqui para a conhecer pessoalmente. Cheguei ao concerto, hoje, sem saber o que ia ver. E ainda bem que foi assim: a Susana Travassos apresentou-se numa sala sem cadeiras vazias. Uma sala com 664 lugares, numa cidade que não a conhecia, num país que apenas agora vai sabendo o que é o Fado. Não que neste caso importasse saber o que é o Fado. Porque este concerto extravasou qualquer conceito predefinido. Susana Travassos tem uma voz incrível que põe brilhantemente ao serviço de um repertório muitíssimo cuidado. Não foi de estranhar, por isso, que ao segundo tema o público já estivesse rendido. E foi assim todo o concerto. Há muito tempo que não me surpreendia com um concerto. E este foi surpreendente… Parabéns Susana!! E parabéns Ricardo Araújo na guitarra portuguesa (nas tuas mãos a guitarra portuguesa no Brasil está muitíssimo bem entregue) e ao guitarrista austríaco Michi Ruzitschka (que entende tão bem a música portuguesa!). Estes três artistas deixaram marcas em Medellin. Foi uma noite única que espero que se possa repetir em Bogotá num futuro muito próximo!”

Susana Travassos, que passa grande parte do ano no Brasil, onde está fazer uma carreira muito apreciada e acarinhada, iniciou, com este concerto, uma digressão pela a América Latina, que a irá levar, entre outros lugares, a Buenos Aires e a Montevideu , Uruguai, onde participa na semana cultural portuguesa, em abril,  ao lado do artista plástico Alexandre Farto e do escritor Valter Hugo Mãe.

Nesta sua digressão por terras sul americanas, Susana Travassos é acompanhada por Ricardo Araújo na guitarra portuguesa e Michi Ruzitschka na viola.

Em fase de lançamento a cantora algarvia tem um novo trabalho, com lançamento anunciado para maio próximo, com concertos já agendados para o Algarve, Espanha e França, intitulado «Asas de água», que consubstancia o seu percurso notável de busca de experiências, trocas culturais e reconhecimento internacional feito ao longo dos seus 7 anos de carreira.

Como ela própria define, «Asas de água» é esse estado de busca interna e externa, de descobrir o mundo e descobrir-se a si mesma, podendo assumir todos os estados, do líquido ao gasoso… Uma viagem que se faz pelo mar e pelo céu para poder um dia regressar à própria terra. “

Enquanto não chega o reconhecimento nacional, Susana Travassos vai conquistando outros mundos, com aquele espírito indomável que caracterizou os nossos descobridores e, depois do Brasil, é agora o público de Medelin a ficar rendido ao seu talento.

Dela diz a grande compositora brasileira Ana Terra, “ao assistir e ouvir Susana cantar, senti uma forma avassaladora de força e doçura combinadas. Como se ela tão jovem, carregasse a ancestralidade de todas as mulheres do mundo” e o poeta e compositor português Tiago Torres da Silva, diz que “a própria alma de Susana parece que se agiganta quando canta e que ela serve a canção, não a vaidade de ser cantora.»

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.