Conferência em Loulé sobre “Espaços domésticos muçulmanos e cristãos na idade média”

ouvir notícia

O Arquivo Municipal de Loulé apresenta no próximo sábado, 28 de setembro, pelas 15h00, rubrica regular “O Documento que se segue”, com a conferência “Habitar o Extremo Sul de Portugal na Idade Média: a casa comum e as atividades domésticas de Loulé, entre Muçulmanos e Cristãos”, por Manuel Sílvio Conde.

As “fontes escritas, iconográficas e arqueológicas, olha-se e reflete-se sobre as casas comuns e as formas de habitar, muçulmanas e cristãs, urbanas e rurais, que encontramos em Loulé e noutros locais do Algarve e sul do Alentejo. Observam-se os espaços arquitetónicos, as suas morfologias e materialidade. Analisam-se recheios de casas, móveis e artefactos domésticos, num esforço de entender os usos sociais desses espaços”, afirma o município.

O orador, Manuel Sílvio Conde é professor da Universidade dos Açores, reformado. Investigador Integrado do IEM – Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, é autor dos livros “Tomar medieval. O espaço e os homens” (1996); “Horizontes do Portugal medieval. Ensaios históricos” (1999), “Uma paisagem humanizada. O Médio Tejo nos finais da Idade Média” (2 volumes, 2000); “O hospital medieval do Espírito Santo e a assistência caritativa portuguesa” (2004), “Construir, habitar: a casa medieval” (2011). Tem participado em encontros científicos, nacionais e internacionais.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.