Confraria do Atum celebra festa anual em Castro Marim

ouvir notícia

António Cabrita, presidente da direção da Confraria do Atum

.

A vila de Castro Marim acolhe, este sábado, o IV Capítulo de Entronização de novos confrades (cerca de 20 confrades, seis dos quais de honra) da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António.

A iniciativa tem início às 15h00, na Casa do Sal, com a concentração dos participantes. Segue-se a cerimónia de entronização dos novos confrades no Mercado Municipal, com a participação do jovem acordeonista Hugo Madeira, vencedor do Troféu Mundial do Acordeão.

- Publicidade -

Após o momento solene tem lugar, nas ruas da vila, um desfile com a participação de 10 confrarias e da Banda Musical Castromarinense. O IV Capítulo de Entronização culmina com um banquete/jantar.

É a primeira vez que a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António organiza um evento desta natureza na vila de Castro Marim.

A indústria conserveira de Vila Real de Santo António, onde uma das atividades mais importante era a transformação do atum, contribuiu para reforçar a importância do sal de Castro Marim a nível local.

Esta atividade registava na viragem do século XIX para o XX, e durante este último, a presença de muitas trabalhadoras naturais de Castro Marim nas fábricas da cidade pombalina, existindo, neste caso particular, uma forte ligação histórica dos dois concelhos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.