Conselho Mundial José Martí defende reformulação do projeto político Europeu

ouvir notícia

.

A defesa dos valores da liberdade, as fragilidades do sistema capitalista e a necessidade de repensar o projeto Europeu dominaram a agenda de trabalhos da IX Reunião do Conselho Mundial do Projeto José Martí para a Solidariedade Internacional, evento que, pela primeira vez na sua história, teve lugar na Europa, particularmente em Vila Real de Santo António (VRSA).

Nas jornadas, que reuniram alguns dos mais influentes pensadores e académicos mundiais, Luís Gomes, presidente da Câmara Mundial de VRSA, foi homenageado pelo Conselho Mundial José Martí, tendo sido evocada “a vertente humanista e progressista do município” como razão para a atribuição do distintivo.

“Hoje a Europa está exclusivamente centrada na economia, mas necessita de voltar à política das pessoas, do humanismo, da cultura e da liberdade de pensamento, reativando o conceito de estado social. Estas são apenas algumas das razões por que necessitamos da autocrítica e de repensar as correntes de pensamento vigentes”, nota Luís Gomes.

- Publicidade -

Entre os convidados esteve igualmente Francisco Zaragoza, ex-diretor geral da Unesco, que defendeu que a melhor forma de perpetuar os valores de José Martí está na “participação pública e na liberdade de expressão”, colocando uma tónica crítica “no paradigma exclusivamente económico desenvolvido a partir dos anos 80”.

As jornadas contaram igualmente com a presença de Frei Betto, que analisou o atual contexto da sociedade brasileira e criticou as mais recentes opções políticas, nomeadamente as despesas com as infraestruturas do Mundial 2016. “Estão a tomar-se opções erradas onde a acumulação privada do capital está a dominar as decisões políticas”, notou.

Ex-assessor de Lula da Silva e um dos coordenadores do movimento “fome zero”, Frei Betto centrou a sua intervenção numa crítica ao modelo neoliberalista que, considera, ser o responsável pela descontextualização histórica do tempo. “Fomos educados com a noção de que o tempo é história, mas a arma do neoliberalismo é precisamente essa descontextualização”, notou.

O Conselho Mundial José Martí tem como missão coordenar todos os eventos que se destinem a homenagear o influente pensador, poeta, político e filósofo cubano José Martí, nascido há 160 anos, a 28 de janeiro de 1853.

De recordar que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, integrou o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional em 2013.

José Julián Martí Pérez

Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895, ou Guerra Necessária. O seu pensamento transcendeu as fronteiras da sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Ficou também conhecido como “El apóstol” (O apóstolo).

José Martí foi o grande mártir da Independência de Cuba, em relação à Espanha. Além de poeta e pensador fecundo, demonstrou, desde jovem, inquietude cívica e simpatia pelas ideias revolucionárias que existiam entre os cubanos.

…(Mais informação na edição impressa do Jornal do Algarve que está nas bancas desde esta quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.