Conservadores vencem eleições legislativas na Finlândia

ouvir notícia

A Coligação Nacional (conservadores) venceu por uma pequena margem as eleições legislativas realizadas este domingo na Finlândia, enquanto os nacionalistas Verdadeiros Finlandeses tornaram-se na terceira maior força política do país.

Dos 200 lugares do Parlamento, a comissão eleitoral atribuiu 44 à Coligação Nacional, 42 ao Partido Social-Democrata (SPD) e 39 aos Verdadeiros Finlandeses (direita nacionalista).

O grupo conservador alcançou 20,4% dos votos, os socialistas 19,1% e os nacionalistas 19%. O Partido de Centro, dirigido pela primeira-ministra em fim de mandato Mari Kiviniemi, ocupou a quarta posição, com 35 assentos e 15,8% dos votos.

- Publicidade -

As eleições na Finlândia ficaram marcadas pelo pedido de ajuda externa de Portugal, que a maioria dos finlandeses “chumbaram” nestas legislativas, nomeadamente ao votarem nos Verdadeiros Finlandeses, partido de direita hostil à imigração, que conquistou 34 lugares a mais do que em 2007, quando teve apenas 4,1% dos votos, passando de um partido minoritário à terceira força política do país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.