Constitucional chumba orçamento

ouvir notícia

.

Os juízes do Tribunal Constitucional ‘chumbaram’ quatro artigos do Orçamento de Estado deste ano, o que se traduzirá num impacto superior a mil milhões de euros.

Segundo o jornal Expresso O ‘chumbo’ vai ter um impacto superior a 1080 milhões de euros, valor a que se tem de acrescentar os contratos de docência e investigação previsto no 31º. E tem efeitos a partir de Janeiro.

29º Suspensão subsídio de férias a funcionários públicos

- Publicidade -

A inconstitucionalidade da suspensão do subsídio de férias de funcionários públicos com vencimentos acima de 1100, vale 558 milhões líquidos. A medida previa que quem recebe entre 600 e 1100 teria um corte progressivo. Contas do Expresso apontam para um corte bruto a rondar mil milhões.

A fiscalização foi pedida pelo Presidente da República e PS.

31º Contratos de docência e Investigação

A parte declarada incostitucional refere-se apenas aos contratos que visem o desenvolvimento de atividades de docência ou de investigação.

O pedido de fiscalização fora feito pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda.

77º Suspensão de 90% do subsídio de férias a pensionistas

O valor do impacto do ‘chumbo’ da suspensão de 90% do subsídio de férias é de 342 milhões. A medida abrangia pensões acima dos 1100 euros, havendo um corte progressivo entre os  600 e os 1100 milhões.

Correspondia a um corte bruto nos gastos públicos de 460 milhões. Já o efeito líquido devia rondar, segundo os cálculos do Expresso, cerca 342 milhões.
A fiscalização deste artigo, o 77º, foi pedida de forma unânime pelo Presidente da República, Provedor de Justiça, PS, PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes.

117º Contribuição sobre prestações de doença e desemprego

Inconstitucional é a medida que previa um desconto de  6% e 5% para a Segurança Social no subsidio de desemprego e de doença. Se fosse aplicado a despesa com as duas prestações representará um encaixe a rondar 180 milhões de euros.

O pedido tinha sido feito pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda.

Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.