Construção naval com futuro incerto em Vila Real Sto António

ouvir notícia

O "Mestre Sacadura" é o maior atuneiro construído nos estaleiros vila-realenses da Nautiber

A cidade pombalina especializou-se na construção em fibra de vidro. Principal mercado foi sempre a área das pescas, mas cada vez são construídas menos embarcações. Reconversão para o setor da reparação é uma das soluções apontadas pelos empresários

Domingos Viegas

Vila Real de Santo António assistiu na última semana ao bota-abaixo do atuneiro “Mestre Sacadura”, encomendado à Nautiber pelo armador açoriano Pescas Amaral & Sousa e que irá integrar a frota da pesca do atum nos mares dos Açores. Trata-se também do primeiro atuneiro de 25 metros construído por aquela empresa vila-realense de construção naval.

- Publicidade -

O “Mestre Sacadura” não será certamente a última embarcação a sair daqueles estaleiros, mas o futuro começa a apresentar-se cada vez mais complicado num setor com grandes tradições na cidade pombalina. “Tem havido algum trabalho no âmbito da construção de embarcações para a pesca, mas apenas para os Açores, porque para o mercado do continente já acabou. E para os Açores também está a acabar, devido à falta de apoios para o setor”, lamenta Rui Roque, proprietário da Nautiber, empresa que tem liderado o mercado no âmbito da construção de embarcações em fibra de vidro…

…(reportagem completa na edição semanal, em papel, do Jornal do Algarve que está nas bancas a partir de hoje, quinta-feira, dia 24 de março)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.