Contenção de custos terá de acautelar qualidade dos cuidados de saúde –

ouvir notícia

.

– garante Martins dos Santos, o novo presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS). Ao JA falou sobre a forma como irá gerir os serviços de saúde da região numa fase em que o orçamento deverá ter um corte na ordem dos 10 a 15 por cento. Admitindo que a saúde é uma área particularmente sensível, diz que vai empenhar esforços para garantir os melhores cuidados de saúde na região face aos recursos de que vai dispor


Jornal do Algarve – Que tipo de garantias é que os algarvios podem ter em termos dos cuidados de saúde públicos na região em 2012?
Martins dos Santos – Podem ter a garantia de que tudo faremos para continuar a garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Tudo faremos para garantir e a melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, apesar de sabermos que, do ponto de vista dos recursos financeiros, a situação é muito complicada. É nossa intenção identificar áreas onde se possa dar seguimento a essa necessidade premente de restrição orçamental e financeira mas sem pôr em causa a prestação de cuidados de saúde. Na nossa região já temos há muitos anos limitações nos cuidados de saúde, nomeadamente com a falta de médicos de família, listas de espera dos hospitais… mas o que queremos é que no futuro não haja interferência na parte assistencial dessas restrições financeiras. Isso para nós é a parte fundamental porque podemos fazer cortes em alguns setores, mas não no setor que se prende com a parte assistencial.

JA – Nos últimos anos tem sido defendido que, por via da adoção de cirurgias em ambulatório, houve uma diminuição da falta de camas hospitalares. Contudo, tem vindo a público dizer que a região tem falta de camas. Ao mesmo tempo, o projeto do Hospital Central não tem qualquer acréscimo de camas hospitalares. Na sua opinião, o projeto deveria ser alterado?
MdS – Existem claramente duas vertentes: a de substituição que é a que não perfilho e que consiste na deslocação das camas do centro da cidade de Faro para o Parque das Cidades. Aquilo que defende é a manutenção das duas estruturas, ou seja, a atual estrutura do Hospital de Faro e o futuro Hospital Central. Isso faria com que a região tivesse um número de camas suficiente, ou quase suficiente, para as necessidades da região. Importa não esquecer que a região tem características muito específicas até porque nunca podemos dizer com um grau de certeza muito elevado qual é a população residente em determinado momento. Contudo, existe uma média aproximada e mediante isso teríamos um número de camas hospitalares relativamente adequado à região. A questão aqui é não fazer um hospital de substituição mas sim um hospital com um grau de diferenciação consideravelmente maior, mantendo a estrutura que existe neste momento e que por razões estruturais e de localização não pode ser ampliada.

(…)

JA/SCS
[Entrevista publicada na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 17 de novembro de 2011]

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Suspeito de agredir imigrante nepalês em Olhão vai ser sujeito a exame psiquiátrico

Um dos quatro jovens acusados por agressão a um imigrante nepalês em Olhão, em...

Mário Centeno alerta para riscos na política de habitação

A crise da habitação poderá ser resolvida com mais construção, mas é preciso garantir...

Castro Marim apresenta a maior taxa de redução de consumo de água

O município de Castro Marim é atualmente o concelho algarvio com a maior taxa...

Novo Circo “Exit” chega à zona ribeirinha de Portimão

A companhia de Cirque Inextremiste apresenta a peça acrobática “Exit” (Novo Circo/Teatro de Rua)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.