Contentor com ajuda para os refugiados é carregado amanhã em Lagos

ouvir notícia

.

Os promotores da campanha “Algarve pela Vida” – cujo objetivo é ajudar os refugiados que estão a chegar à Grécia – informam que é já esta quarta-feira, dia 3, que vai realizar-se o carregamento do contentor com as doações feitas pelas populações de Aljezur, Lagos, Monchique, Odemira, Mexilhoeira Grande. A ação vai decorrer junto às antigas piscinas dos Bombeiros Voluntários de Lagos, num momento simbólico de união e de apoio aos refugiados.

Esta campanha é promovida em conjunto pelo grupo Apoio aos Refugiados em Aljezur, Escola Secundária Gil Eanes de Lagos, International School of Aljezur e a Welcome Algarve.

A ideia é levar roupa, comida e vários bens de primeira necessidade às famílias que chegam à ilha grega de Lesbos, onde nos últimos meses têm ocorrido vários naufrágios, com centenas de mortes e desaparecidos, incluindo muitas crianças.

- Publicidade -

Os promotores da campanha pretendem enviar para Lesbos, por via marítima, todos os mantimentos que angariaram. Os bens serão depois distribuídos nos campos de refugiados através de organizações não-governamentais que estão a agir no terreno.

As doações serão transportadas por via marítima de Setúbal até Piréus, na Grécia. De Piréus à Ilha de Lesbos, Mytilene, os promotores contam com a generosa oferta de transporte por parte da empresa Grega ARKAS Hellas, que assegurará a entrega do contentor às organizações RefuGEN e PIKPA/“All Together” Village.

A campanha “Algarve pela Vida” resultou ainda na angariação de 2.570 euros.

“Durante o mês de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Lagos, a Cruz Vermelha de Lagos e a Junta de Freguesia São Gonçalo foram importantes parceiros estratégicos neste desafio. Nas várias sessões de trabalho de triagem e empacotamento das doações contámos com a participação energética de cerca de quarenta voluntários. Amigos, colegas de trabalho, alunos das nossas escolas, membros de comunidades alternativas, mães e seus filhos, voluntários da comunidade alemã, inglesa e até francesa, foi um prazer conhecer e trabalhar com tanta gente diferente, que riqueza de diversidade. A todos os que colaboraram e tornaram possível concretizar o objetivo da campanha Algarve pela Vida o nosso profundo agradecimento”, realçam os promotores.

Esta campanha nasceu a partir da iniciativa lançada por Raban von Mentzingen, em setembro passado, de sensibilização da comunidade alemã em Aljezur para acolher refugiados. Tal não chegou a acontecer e a vontade de receber famílias foi transformada em angariação de roupas.

A comunidade alemã e a Escola Internacional de Aljezur mobilizaram então muitas famílias e recolheram um grande volume de doações. De seguida, o Banco de Voluntariado Juvenil da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos aderiu a esse movimento e intensificou a recolha de doações.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.